Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34588
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cássia Macieirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1188991627828778pt_BR
dc.contributor.referee1Daniele de Sá Alvespt_BR
dc.creatorMislene dos Santos Pinheiro Mendespt_BR
dc.date.accessioned2020-12-29T12:18:48Z-
dc.date.available2020-12-29T12:18:48Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34588-
dc.description.abstractThis study presents a review of the literature on how contributions from the Visual Arts Teaching and the Field of Experience are directed to early childhood students. The Common National Curricular Base (BNCC) includes situations of concrete experiences, the Field of Experience (traits, children, nuclei and forms) and the art provided for teaching / learning advances, with them it is possible to propose the experiences that are essential for the knowledge and coexistence with different areas of knowledge. As changes adopted by this document, they assist the teacher in his pedagogical practice, promoting positive results related to learning, the use of artistic expression, the worldview and different experiences. Although the BNCC contemplates the vision of a full education, some aspects can be revised, adapting to the needs and specificities inherent to each school community. Joint work between the state, school community and family is essential to achieve satisfactory results and a decentralization of the educational system.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta uma revisão da literatura sobre as contribuições do Ensino de Artes Visuais e do Campo de Experiência direcionado aos alunos da Educação Infantil. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) adere situações de experiências concretas, o Campo de Experiência (traços, sons, cores e formas) e a arte proporcionam ao ensino/aprendizagem avanços, com eles é possível propor experiências que são essenciais ao conhecimento e convívio com as diferentes áreas do conhecimento. As mudanças apresentadas por esse documento auxiliam o professor em sua prática pedagógica, promovendo resultados positivos relacionados a aprendizagem, ao uso da expressão artística, a visão de mundo e diferentes vivências. Embora a BNCC contemple a visão de uma educação plena, alguns aspectos precisam ser revisados, se adequando as necessidades e especificidades inerentes a cada comunidade escolar. O trabalho conjunto entre estado, comunidade escolar e família tornam-se essenciais para alcançarmos resultados satisfatórios e a descentralização do sistema educacional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectCampos de experiênciaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.titleO ensino de artes visuais e o campo de experiência: traços, sons, cores e formaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Mislene 29 maio 2020.pdf843.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.