Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34617
Type: Monografia (especialização)
Title: Valuation de uma empresa do setor de utilities por meio de direcionadores de valor e múltiplos
Other Titles: Valuation of a company of the utilities sector through value drivers and multiples
Authors: Thiago Marques Lopes
First Advisor: Bruno Pérez Ferreira
First Referee: Jacqueline Braga Paiva Orefici
Abstract: Este trabalho foi arquitetado com a proposta de estudar a geração de valor econômico futura da empresa denominada com pseudônimo Y no período de 2015 a 2018 projetado para 2019 a 2023. Neste cerne, essa pesquisa buscou sugerir políticas financeiras para que a mesma seja direcionada no caminho de agregação do valor das ações ordinárias. No que tange à metodologia, foi realizada pesquisa qualitativa e, quanto aos fins foi realizada pesquisa descritiva e quanto aos meios, pesquisa documental, por meio da captação de dados secundários publicados do Balanço Patrimonial e de Demonstração de Resultados do Exercício no jornal “MG”, no site da B3 e investing.com,com periodicidade anual. Foi utilizada uma planilha alimentada por dados que foram então analisados para demonstrar se a organização está criando ou destruindo valor econômico atual e futuro. Deste modo, pelo fator capitalização/receita do setor,uma concessão de 10 anos a partir de 2019 da empresa Y pode ser negociada a R$ 131.330.870,00. Pelo fluxo de caixa descontado pelo RCE no período de 2015 a 2018, considerando a perpetuidade,a negociação seria a partir de R$ 220.332.810,00.Além desses métodos, foi calculado o valor da empresa Y pela receita x fator EVA/fator Ibovespa futuro considerando a controladora, por R$ 175.139.340,00 e, sem a controladora, por R$ 183.116.810,00.Para começar a gerar fluxo de caixa operacional, seria necessária a redução de 42,31% dos custos de serviços prestados em relação a 2018. Para começar a criar valor econômico na proporção de 0,01%, uma hipótese seria a redução de 42,31% do CSP, 50% das despesas ligadas à operação, renegociação de débitos junto aos fornecedores, redução de 72,76% do capital imobilizado, investimento em recursos humanos para possibilitar melhorias na qualidade do serviço prestado para direcionar a empresa no caminho da criação de valor futuro, maximização da riqueza dos acionistas e a continuidade no mercado de forma sustentável.
Abstract: This work was conceived with the proposal to study the generation of future economic value of company denominated with the pseudonym of Y from the period from 2015 to 2018 projected for 2019 to 2023. At this core, this research aimed to suggest financial policies so that it is directed towards the aggregation of the value of the common shares. With regard to the methodology, a qualitative research was carried out and in terms of the purposes, a descriptive research was carried out, as well as the means, documental research, through the collection of secondary data published on the Balance Sheet and Income Statement in the newspaper "MG", on B3's website and investing.com, on an annual basis. A data-driven worksheet was used that was then analyzed to demonstrate if the organization is creating or destroying current and future economic value. Thus, by the factor capitalization / revenue of the sector, a concession of 10 years from 2019 of company Y can be traded at R$131,330,870.00. For the cash flow discounted by the ROCE during the period from 2015 to 2018, considering the perpetuity, the negotiation would be from R$ 220,332,810.00. In addition to these methods, the value of company Y was calculated by the revenue x factor EVA / factor Ibovespa future considering parent company, for R$ 175,139,340.00 and, without parent company, for R$ 183,116,810.00.To start creating economic value in the proportion of 0.01%, a hypothesis would be the reduction of 42.31% of CSP, 50% of expenses related to the operation, renegotiation of debts with suppliers, reduction of 72.76% of fixed assets, investment in human resources to enable improvements in the quality of service provided to direct the company in the way of creation of future value, maximization of shareholder wealth and continuity in the market in a sustainable way.
Subject: Administração
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Estratégica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34617
Issue Date: 17-Oct-2019
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