Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34716
Type: Tese
Title: Vida precária, alegria e solidão: a coragem da verdade na experiência de si de crianças deficientes
Other Titles: Precious life, joy and solitude: the courage of the truth in the experience of self of disabled children
Authors: Fabíola Fernanda do Patrocínio Alves
First Advisor: André Márcio Picanço Favacho
First Referee: Geovana Mendonça Lunardi Mendes
Second Referee: Renata Pereira Lima Aspis
Third Referee: Maura Corcini Lopes
metadata.dc.contributor.referee4: Pedro Ângelo Pagni
Abstract: No Brasil, tradicionalmente, as crianças com deficiência foram, desde meados do século XIX, educadas em escolas especiais, delineando um campo específico de educação especial. Tais escolas constituíam-se como espaços segregados para acolhimento de estudantes com diferentes tipos de condições físicas, sensoriais e cognitivas. Contudo, desde a última década do século passado, a inclusão escolar torna-se imperativo e entra na “ordem do discurso”, instituindo novas verdades para a educação das referidas crianças. Assim, elas adquirem o “direito” à escolarização nas mesmas escolas que as demais crianças, por meio de uma política designada de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. No entanto, o que predomina na existência dessas crianças são experiências de rejeição e exclusão, abrindo um campo de descontinuidades entre o discurso oficial e as práticas excludentes que emergem cotidianamente nas escolas. Embora essas crianças convivam em espaços educacionais comuns, são submetidas às artimanhas de um biopoder que as considera anormais e atua para corrigi-las e normalizá-las. Nesta tese, tomo como objeto de estudo as experiências de dois estudantes do ensino fundamental matriculados em escolas municipais de Belo Horizonte. Ambos possuem deficiência e me refiro a eles com nomes fictícios. O primeiro é Gabriel, sete anos, usuário de cadeira de rodas e cursando o primeiro ano no início da pesquisa. O segundo é Samuel, nove anos, criança com deficiência múltipla (cegueira, deficiência física e dificuldade na fala) e cursando o terceiro ano no início da pesquisa. O objetivo deste estudo foi compreender a constituição de si dessas crianças frente à experiência da deficiência, verificando se elas buscam práticas de liberdade, evidenciando uma possibilidade ética frente à vida. Este estudo tem como principal referência teórica e conceitual a noção de ética proposta por Michel Foucault. Nesse contexto teórico, alguns temas foram relevantes, como: “prática de liberdade”, “estética da existência”; “vida como obra de arte”; “parresía”, “coragem da verdade”. O percurso metodológico da pesquisa teve como inspiração a proposta apresentada por Foucault em seu estudo sobre a genealogia da ética. Trata-se dos quatro elementos segundo os quais o sujeito elabora uma experiência de si, a saber: substância ética (problematização ética); modos de sujeição (sujeições); atividade formadora de si (práticas de si) e teleologia (finalidade). A pesquisa revelou que a experiência de si das crianças está relacionada à problematização ética de viver uma vida precária. Frente a tal problematização, elas apresentam como modo de sujeição a alegria como afirmação da vida. A atividade formadora de si envolve as práticas de olhar; esperar e aprender a viver na solidão. A finalidade dessa problematização ética é a coragem de exibir a vida deficiente e vivê-la intensamente por meio de uma coragem da verdade. A tese geral aqui desenvolvida é a de que, embora as crianças tenham uma vida precária, elas afirmam sua existência por meio de um trabalho ético e estético, revelando uma relação corajosa com a verdade.
Abstract: In Brazil, traditionally, children with disabilities were educated in special needs schools, shaping a very specific area of special needs education, since the middle of the 19th century. These schools established themselves as segregated spaces, fostering students with many physical, sensory and cognitive needs. However, since the last decade of the 20th century, inclusion in schools have become an imperative and entered in the “order of discourse”, establishing new truths for education of the afore-mentioned children. Therefore, they acquire the “right” to education at the same schools where other children attend, by a policy labeled as special needs education in the inclusive education perspective. Nevertheless, what predominates in the existence of these children are experiences of rejection and exclusion, opening a field of discontinuities between the official discourse and the excluding practices that emerge routinely in schools. Although these children live in common educational spaces, they are submitted to the artifices of a biopower that consider them abnormal and act in order to correct and standardize them. In the present dissertation, I take as the object of study the experiences of two primary school students enrolled at public schools in Belo Horizonte. Both of them have disabilities and I refer to them with fictional names. The first student is 7-year-old Gabriel, a wheelchair user and enrolled in the 1st grade at beginning of this research. The other one is 9-year-old Samuel, a child with multiple disabilities (blindness, physical disability and communication disorder) and enrolled in the 3th grade at beginning of this research. The objective of this study was to comprehend the self-constitution of these children, facing the experience of disability, by verifying if they pursue freedom practices that denote an ethical possibility towards life. This study has as its main theoretical and conceptual framework the notion of ethics proposed by Michel Foucault. In this framework, some themes such as: “practice of freedom”, “the aesthetics of existence” “life as works of art” “parrhesia”, “the courage of truth” were relevant. The methodological approach of this research was inspired by the proposal presented by Foucault, in his studies of genealogy of ethics. It refers to the four elements with which a subject develops an experience of the self, namely: ethics substance (ethical problematization); ways of subjection; activities forming the self (practices of the self) and teleology (finality). This research has shown that these children’s experience of the self is related to the ethical problematization of living a precarious life. When faced with such problematization, they demonstrate as ways of subjection the joy as affirmation of life. The practices of the self involve activities of looking, waiting and learning to live in solitude. The finality of this ethical problematization is the courage of showing the disability life and living it intensely by means of the courage of truth. The main thesis developed in this dissertation is that, although these children live a precarious life, they declare their existence by an ethical and aesthetical work, disclosing a courageous relationship with the truth.
Subject: Educação
Crianças deficientes - Educação
Inclusão em educação
Educação especial
Infância
Ética
Coragem
Verdade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34716
Issue Date: 19-Feb-2020
metadata.dc.description.embargo: 19-Feb-2021
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