Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34773
Type: Monografia (especialização)
Title: A escola integrada e seu processo transformador na construção identitária de monitores e estudantes do aglomerado da serra
Authors: Mariana Gonçalves Pereira de Oliveira de Freitas
First Advisor: Katia Pedroso Silveira
First Referee: Paulo Felipe Lopes de Carvalho
Abstract: Este trabalho teve como propósito compreender como o desenvolvimento de atividades relacionados às questões étnico-raciais e as mediações realizadas pela coordenação de uma Escola Integrada de Belo Horizonte durante a elaboração, pelos monitores, de projetos com essa temática influenciou/influencia no processo identitário deles próprios e consequentemente como isso impactou no desenvolvimento das oficinas com os estudantes. Como forma de análise desse processo, foi realizada uma revisão bibliográfica do histórico das Ações da EI em questão, a partir de 2015. O objetivo principal dessa análise foi a promoção de um diálogo entre esse histórico e as diretrizes pedagógicas e operacionais da EI (Belo Horizonte, 2015), com as leis 10.639/03 e 11.645/08 e com autores como Hall (2002), Prada e Freitas (2010) e Gomes (2005). No sentido de buscar indicativos de respostas para o objetivo central, foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir do desenvolvimento de um conjunto de atividades que favorecessem a reflexão desses monitores sobre o processo vivido ao longo dos anos na EI com as temáticas étnico-raciais. A coleta de dados se deu por meio de duas etapas: aplicação de questionário e realização de dinâmica (contextualização e retrospectiva, perguntas escritas individuais, círculo de socialização). Na escrita e nos relatos, os monitores apontaram por diversas vezes como o trabalho com as questões étnico-raciais proporcionou uma mudança positiva na vida pessoal e profissional de cada um, bem como contribuiu para minimizar conflitos, “violências” e racismos com os estudantes durante as oficinas. O Trabalho apontou a importância de reconhecer o poder de enunciação desses monitores, do seu lugar de fala, de como através do empoderamento, entendido como afirmação da identidade, foi/é importante modificando a vida de todos os que estavam envolvidos nesses processos.
Subject: Relações étnicas
Relações raciais
Etinicismo
Discriminação
Problemas sociais
Sociologia educacional
Ambiente escolar
Educação - Finalidades e objetivos
Professores e alunos
Ambiente de sala de aula
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34773
Issue Date: 7-Dec-2019
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