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http://hdl.handle.net/1843/34792
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Katia Pedroso Silveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7298774589456542 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Andréia Martins da Cunha Moura | pt_BR |
dc.creator | Cristina Reis de Sousa Prata | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-20T12:52:32Z | - |
dc.date.available | 2021-01-20T12:52:32Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34792 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho abordou as relações étnico-raciais e as relações de gênero por meio de formações desenvolvidas pela coordenação escolar, buscando uma reflexão sobre essas temáticas na rotina educacional. O trabalho teve por objetivo envolver os(as) professores(as) e demais profissionais de uma escola de Ensino Fundamental em discussões sobre essas relações no ambiente escolar. A partir de dois momentos de formação com profissionais da escola, utilizei o método de observação participante e do diário de campo, no qual registrei as principais informações, observações e percepções do ambiente escolar para a construção deste trabalho. É importante enfatizar que a coordenação tem um papel fundamental, no envolvimento e desenvolvimento dos(as) profissionais da escola, a fim de incentivar e proporcionar condições para uma atualização continuada sobre essas temáticas. Percebi também que a coordenação pode propiciar um maior diálogo sobre as questões étnico-raciais e de gênero entre professores(as), gestores(as) e demais profissionais da escola. Desse modo, este trabalho contribuiu para uma reflexão sobre a necessidade de ações voltadas para e na diversidade e equidade de gênero. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Coordenação escolar | pt_BR |
dc.subject | Formações | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Relações de gênero | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Relações étnicas | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Relações de gênero | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Relações raciais | pt_BR |
dc.subject.other | Administração escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Administradores escolares - Formação profissional | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - Participação na administração | pt_BR |
dc.subject.other | Orientadores educacionais - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | (Re) educação das relações étnico-raciais e de gênero: formação para profissionais da educação do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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LASEB - (Re) Educação das relações - versão final.pdf | 1.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
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