Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34792
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Katia Pedroso Silveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7298774589456542pt_BR
dc.contributor.referee1Andréia Martins da Cunha Mourapt_BR
dc.creatorCristina Reis de Sousa Pratapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-20T12:52:32Z-
dc.date.available2021-01-20T12:52:32Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34792-
dc.description.resumoEste trabalho abordou as relações étnico-raciais e as relações de gênero por meio de formações desenvolvidas pela coordenação escolar, buscando uma reflexão sobre essas temáticas na rotina educacional. O trabalho teve por objetivo envolver os(as) professores(as) e demais profissionais de uma escola de Ensino Fundamental em discussões sobre essas relações no ambiente escolar. A partir de dois momentos de formação com profissionais da escola, utilizei o método de observação participante e do diário de campo, no qual registrei as principais informações, observações e percepções do ambiente escolar para a construção deste trabalho. É importante enfatizar que a coordenação tem um papel fundamental, no envolvimento e desenvolvimento dos(as) profissionais da escola, a fim de incentivar e proporcionar condições para uma atualização continuada sobre essas temáticas. Percebi também que a coordenação pode propiciar um maior diálogo sobre as questões étnico-raciais e de gênero entre professores(as), gestores(as) e demais profissionais da escola. Desse modo, este trabalho contribuiu para uma reflexão sobre a necessidade de ações voltadas para e na diversidade e equidade de gênero.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCoordenação escolarpt_BR
dc.subjectFormaçõespt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subject.otherEducação - Relações étnicaspt_BR
dc.subject.otherEducação - Relações de gêneropt_BR
dc.subject.otherEducação - Relações raciaispt_BR
dc.subject.otherAdministração escolarpt_BR
dc.subject.otherAdministradores escolares - Formação profissionalpt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Participação na administraçãopt_BR
dc.subject.otherOrientadores educacionais - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.title(Re) educação das relações étnico-raciais e de gênero: formação para profissionais da educação do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LASEB - (Re) Educação das relações - versão final.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.