Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34868
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gilmar Moura da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8330110262564043pt_BR
dc.contributor.referee1Marília Sousa Andrade Diaspt_BR
dc.creatorKelly Cristina Machadopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9842226717095981pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-27T12:45:52Z-
dc.date.available2021-01-27T12:45:52Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34868-
dc.description.resumoO presente estudo debruçou-se sobre um aspecto da organização interna da escola: a enturmação flexível, como possibilidade de otimizar o trabalho pedagógico na instituição pesquisada. Apresenta-se no corpo do texto um relato de experiências da implementação da enturmação flexível no 1º e 2º ciclo em uma escola Municipal de Belo Horizonte. Descreve-se as vantagens e limitações da aplicação dessa ação sob o olhar das professoras. Os dados foram coletados através de questionário, observação, registro do fazer da gestora, também pesquisadora desse estudo, bem como da prática dos docentes. Realizou-se uma revisão bibliográfica sobre a temática para fundamentar teoricamente a pesquisa. Elegeu-se autores que investigam a influência de fatores escolares no desempenho dos alunos, abordando a política de composição de turmas estabelecida pela própria instituição escolar. Os elementos constatados através das análises realizadas oportunizaram refletir sobre o processo de aprendizagem na sala de aula, a partir da expectativa do professor, sempre buscando criar situações que possam apoiar a todos os alunos em suas singularidades.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectEnturmação flexívelpt_BR
dc.subjectOrganização de turmaspt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAmbiente escolarpt_BR
dc.subject.otherPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subject.otherRendimento escolarpt_BR
dc.subject.otherInovações educacionaispt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleEnturmação flexível como alternativa para a heterogeneidade: relato de experiência no 1º e 2º ciclo em uma escola municipal de Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Kelly Machado.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons