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http://hdl.handle.net/1843/34868
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Gilmar Moura da Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8330110262564043 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marília Sousa Andrade Dias | pt_BR |
dc.creator | Kelly Cristina Machado | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9842226717095981 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-27T12:45:52Z | - |
dc.date.available | 2021-01-27T12:45:52Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34868 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo debruçou-se sobre um aspecto da organização interna da escola: a enturmação flexível, como possibilidade de otimizar o trabalho pedagógico na instituição pesquisada. Apresenta-se no corpo do texto um relato de experiências da implementação da enturmação flexível no 1º e 2º ciclo em uma escola Municipal de Belo Horizonte. Descreve-se as vantagens e limitações da aplicação dessa ação sob o olhar das professoras. Os dados foram coletados através de questionário, observação, registro do fazer da gestora, também pesquisadora desse estudo, bem como da prática dos docentes. Realizou-se uma revisão bibliográfica sobre a temática para fundamentar teoricamente a pesquisa. Elegeu-se autores que investigam a influência de fatores escolares no desempenho dos alunos, abordando a política de composição de turmas estabelecida pela própria instituição escolar. Os elementos constatados através das análises realizadas oportunizaram refletir sobre o processo de aprendizagem na sala de aula, a partir da expectativa do professor, sempre buscando criar situações que possam apoiar a todos os alunos em suas singularidades. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Enturmação flexível | pt_BR |
dc.subject | Organização de turmas | pt_BR |
dc.subject | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Inovações educacionais | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | Enturmação flexível como alternativa para a heterogeneidade: relato de experiência no 1º e 2º ciclo em uma escola municipal de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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