Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34878
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Pintura na educação infantil: a influência da aplicação teórica e do surrealismo no processo criativo das crianças.
Autor(es): Moisés da Silva Freitas
Primeiro Orientador: Cláudio Emanuel dos Santos
Primeiro membro da banca : Valmir Alcântara Alves
Resumo: A educação infantil, enquanto importante momento da formação educativa na educação básica, majoritariamente, não conta com a execução da disciplina arte a partir de um professor especialista. Nesse sentido, é possível perceber que o conceito teórico da arte é pouco explorado nesse segmento escolar. O objetivo deste estudo foi compreender a influência de técnicas aplicadas à pintura e da linguagem do surrealismo no processo criativo de crianças de 05 anos, da EMEI Santa Amélia em Belo Horizonte. O desenvolvimento do trabalho foi realizado em duas etapas, nas quais foi aplicada pintura livre antes e após o estudo de técnicas de pintura, teoria das cores e do movimento surrealista. A observação de todo o processo de pintura das telas e do trabalho final, apontou diferenças principalmente no comportamento das crianças em relação ao processo de pintura da segunda tela. Este trabalho reafirma a importância da aplicação da teoria no campo das artes desde a infância como complementar ao processo criativo tão presente e inerente nesta fase da vida.
Assunto: Educação
Educação de crianças
Arte – estudo e ensino
Prática de ensino
Pintura
Surrealismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34878
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.