Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34878
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cláudio Emanuel dos Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3963099833023219pt_BR
dc.contributor.referee1Valmir Alcântara Alvespt_BR
dc.creatorMoisés da Silva Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2021-01-28T11:47:58Z-
dc.date.available2021-01-28T11:47:58Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34878-
dc.description.resumoA educação infantil, enquanto importante momento da formação educativa na educação básica, majoritariamente, não conta com a execução da disciplina arte a partir de um professor especialista. Nesse sentido, é possível perceber que o conceito teórico da arte é pouco explorado nesse segmento escolar. O objetivo deste estudo foi compreender a influência de técnicas aplicadas à pintura e da linguagem do surrealismo no processo criativo de crianças de 05 anos, da EMEI Santa Amélia em Belo Horizonte. O desenvolvimento do trabalho foi realizado em duas etapas, nas quais foi aplicada pintura livre antes e após o estudo de técnicas de pintura, teoria das cores e do movimento surrealista. A observação de todo o processo de pintura das telas e do trabalho final, apontou diferenças principalmente no comportamento das crianças em relação ao processo de pintura da segunda tela. Este trabalho reafirma a importância da aplicação da teoria no campo das artes desde a infância como complementar ao processo criativo tão presente e inerente nesta fase da vida.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectArte-educadorpt_BR
dc.subjectSurrealismopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherArte – estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.subject.otherPinturapt_BR
dc.subject.otherSurrealismopt_BR
dc.titlePintura na educação infantil: a influência da aplicação teórica e do surrealismo no processo criativo das crianças.pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.