Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34878
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cláudio Emanuel dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3963099833023219 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Valmir Alcântara Alves | pt_BR |
dc.creator | Moisés da Silva Freitas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-28T11:47:58Z | - |
dc.date.available | 2021-01-28T11:47:58Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34878 | - |
dc.description.resumo | A educação infantil, enquanto importante momento da formação educativa na educação básica, majoritariamente, não conta com a execução da disciplina arte a partir de um professor especialista. Nesse sentido, é possível perceber que o conceito teórico da arte é pouco explorado nesse segmento escolar. O objetivo deste estudo foi compreender a influência de técnicas aplicadas à pintura e da linguagem do surrealismo no processo criativo de crianças de 05 anos, da EMEI Santa Amélia em Belo Horizonte. O desenvolvimento do trabalho foi realizado em duas etapas, nas quais foi aplicada pintura livre antes e após o estudo de técnicas de pintura, teoria das cores e do movimento surrealista. A observação de todo o processo de pintura das telas e do trabalho final, apontou diferenças principalmente no comportamento das crianças em relação ao processo de pintura da segunda tela. Este trabalho reafirma a importância da aplicação da teoria no campo das artes desde a infância como complementar ao processo criativo tão presente e inerente nesta fase da vida. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pintura | pt_BR |
dc.subject | Arte-educador | pt_BR |
dc.subject | Surrealismo | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Arte – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Pintura | pt_BR |
dc.subject.other | Surrealismo | pt_BR |
dc.title | Pintura na educação infantil: a influência da aplicação teórica e do surrealismo no processo criativo das crianças. | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Pintura na Educação Infantil a influência da aplicação teórica e do surrealismo no processo criativo das crianças..pdf | 2.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.