Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34917
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maurílio Andrade Rochapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0271583492196162pt_BR
dc.contributor.referee1Lucia Gouvêa Pimentelpt_BR
dc.contributor.referee2Eugênio Tadeu Pereirapt_BR
dc.creatorBruna Fontoura de Brito Lopespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8069866443496836pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-01T17:18:05Z-
dc.date.available2021-02-01T17:18:05Z-
dc.date.issued2020-07-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34917-
dc.description.abstractEl presente estudio tuvo como objetivo, a partir del análisis de algunos desafíos que se presentan para la educación en la contemporaneidad, proponer un abordaje integrado para la enseñanza de Arte e Historia, como propuesta pedagógica, aplicada en un grupo de la secundaria, 3.º de ESO, en una escuela de la Red Pública de Cariacica, ES. Para ello, consideraremos las transformaciones sociales que han desarrollado en la escuela y en los procesos de enseñanza -aprendizaje y las formas tradicionales disciplinares y fragmentadas de construcción de conocimiento que necesitan una revisión, para la búsqueda de una enseñanza en el mundo moderno que esté actual de acuerdo a su menester.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva, a partir da análise de alguns dos desafios que se apresentam para a educação na contemporaneidade, propor uma abordagem integrada para o ensino de Arte e História, como proposta pedagógica, aplicada em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental em uma das escolas da Rede Pública de Cariacica, ES. Para isso, consideramos as transformações sociais que têm repercutido na escola e nos processos de ensino-aprendizagem e as formas tradicionais disciplinares e fragmentadas de construção do conhecimento que carecem de uma revisão, para a busca de um ensino no mundo moderno que esteja atual quanto às suas demandas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subjectProposta integradapt_BR
dc.subjectEnsino de músicapt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subject.otherSambapt_BR
dc.subject.otherArte e históriapt_BR
dc.subject.otherArte e músicapt_BR
dc.subject.otherArte e sociedadept_BR
dc.titleArte e história: uma proposta pedagógica integrada para os anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons