Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34917
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maurílio Andrade Rocha | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0271583492196162 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lucia Gouvêa Pimentel | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Eugênio Tadeu Pereira | pt_BR |
dc.creator | Bruna Fontoura de Brito Lopes | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8069866443496836 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-01T17:18:05Z | - |
dc.date.available | 2021-02-01T17:18:05Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34917 | - |
dc.description.abstract | El presente estudio tuvo como objetivo, a partir del análisis de algunos desafíos que se presentan para la educación en la contemporaneidad, proponer un abordaje integrado para la enseñanza de Arte e Historia, como propuesta pedagógica, aplicada en un grupo de la secundaria, 3.º de ESO, en una escuela de la Red Pública de Cariacica, ES. Para ello, consideraremos las transformaciones sociales que han desarrollado en la escuela y en los procesos de enseñanza -aprendizaje y las formas tradicionales disciplinares y fragmentadas de construcción de conocimiento que necesitan una revisión, para la búsqueda de una enseñanza en el mundo moderno que esté actual de acuerdo a su menester. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho objetiva, a partir da análise de alguns dos desafios que se apresentam para a educação na contemporaneidade, propor uma abordagem integrada para o ensino de Arte e História, como proposta pedagógica, aplicada em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental em uma das escolas da Rede Pública de Cariacica, ES. Para isso, consideramos as transformações sociais que têm repercutido na escola e nos processos de ensino-aprendizagem e as formas tradicionais disciplinares e fragmentadas de construção do conhecimento que carecem de uma revisão, para a busca de um ensino no mundo moderno que esteja atual quanto às suas demandas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Ensino de arte | pt_BR |
dc.subject | Proposta integrada | pt_BR |
dc.subject | Ensino de música | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Música - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.other | Samba | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e história | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e música | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e sociedade | pt_BR |
dc.title | Arte e história: uma proposta pedagógica integrada para os anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Fontoura, Bruna- ARTE E HISTORIA Uma proposta pedagógica integrada para os anos finais do ensino fundamental.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License