Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/34927
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Percursos narrativos para o ensino de artes visuais: ler e vivenciar imagens |
Autor(es): | Tatiane Moreira Ferreira |
primer Tutor: | Mirele Castanheira Brant |
primer miembro del tribunal : | Luciana Campos de Faria |
Resumen: | A aprendizagem significativa em Ensino de Artes Visuais é composta de uma rede de sentidos e significados essenciais para a compreensão e fruição das poéticas artísticas. Os percursos narrativos norteados pela abordagem triangular, a educação da cultura visual e a mídia educação se apresentam como possibilidades de organização do conteúdo imagético capaz de integrar e dialogar com as vivências e demandas dos educandos na contemporaneidade. É possível assim favorecer a construção de competências de análise crítica, compreensão visual e o olhar multicultural na significação da imagem. Dialogam nesse trabalho os autores Ana Mae Barbosa (1998,2007), Lúcia Pimentel (2017), Raimundo Martins e Irene Tourinho (2011), Fernando Hernandez (2000); Evelyne Bévort e Maria Luiza Belloni (2009) dentre outros. |
Abstract: | Significant learning in Visual Arts is composed of a network of meanings and learning essential for the understanding and enjoyment of artistic poetics. The narrative paths guided by the triangular approach, the education of visual culture and the media education are presented as possibilities for organizing the imagery content capable of integrating and dialoguing with the experiences and demands of students in contemporary times, favoring the construction of critical analysis skills and visual understanding and the multicultural look at the meaning of the image. Dialogue about the authors Ana Mae Barbosa (1998, 2007), Lúcia Pimentel (2017), Raimundo Martins and Irene Tourinho (2011), Fernando Hernandez (2000, 2001); Evelyne Bévort and Maria Luiza Belloni (2009), among others. |
Asunto: | Arte - Estudo e ensino Percepção visual Mídia digital Arte e educação Arte e tecnologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34927 |
Fecha del documento: | 1-mar-2020 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Percursos Narrativos para o ensino em Artes Visuais.pdf | 767.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.