Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34927
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Percursos narrativos para o ensino de artes visuais: ler e vivenciar imagens
Autor(es): Tatiane Moreira Ferreira
Primeiro Orientador: Mirele Castanheira Brant
Primeiro membro da banca : Luciana Campos de Faria
Resumo: A aprendizagem significativa em Ensino de Artes Visuais é composta de uma rede de sentidos e significados essenciais para a compreensão e fruição das poéticas artísticas. Os percursos narrativos norteados pela abordagem triangular, a educação da cultura visual e a mídia educação se apresentam como possibilidades de organização do conteúdo imagético capaz de integrar e dialogar com as vivências e demandas dos educandos na contemporaneidade. É possível assim favorecer a construção de competências de análise crítica, compreensão visual e o olhar multicultural na significação da imagem. Dialogam nesse trabalho os autores Ana Mae Barbosa (1998,2007), Lúcia Pimentel (2017), Raimundo Martins e Irene Tourinho (2011), Fernando Hernandez (2000); Evelyne Bévort e Maria Luiza Belloni (2009) dentre outros.
Abstract: Significant learning in Visual Arts is composed of a network of meanings and learning essential for the understanding and enjoyment of artistic poetics. The narrative paths guided by the triangular approach, the education of visual culture and the media education are presented as possibilities for organizing the imagery content capable of integrating and dialoguing with the experiences and demands of students in contemporary times, favoring the construction of critical analysis skills and visual understanding and the multicultural look at the meaning of the image. Dialogue about the authors Ana Mae Barbosa (1998, 2007), Lúcia Pimentel (2017), Raimundo Martins and Irene Tourinho (2011), Fernando Hernandez (2000, 2001); Evelyne Bévort and Maria Luiza Belloni (2009), among others.
Assunto: Arte - Estudo e ensino
Percepção visual
Mídia digital
Arte e educação
Arte e tecnologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34927
Data do documento: 1-Mar-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Percursos Narrativos para o ensino em Artes Visuais.pdf767.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.