Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34927
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Percursos narrativos para o ensino de artes visuais: ler e vivenciar imagens |
Authors: | Tatiane Moreira Ferreira |
First Advisor: | Mirele Castanheira Brant |
First Referee: | Luciana Campos de Faria |
Abstract: | A aprendizagem significativa em Ensino de Artes Visuais é composta de uma rede de sentidos e significados essenciais para a compreensão e fruição das poéticas artísticas. Os percursos narrativos norteados pela abordagem triangular, a educação da cultura visual e a mídia educação se apresentam como possibilidades de organização do conteúdo imagético capaz de integrar e dialogar com as vivências e demandas dos educandos na contemporaneidade. É possível assim favorecer a construção de competências de análise crítica, compreensão visual e o olhar multicultural na significação da imagem. Dialogam nesse trabalho os autores Ana Mae Barbosa (1998,2007), Lúcia Pimentel (2017), Raimundo Martins e Irene Tourinho (2011), Fernando Hernandez (2000); Evelyne Bévort e Maria Luiza Belloni (2009) dentre outros. |
Abstract: | Significant learning in Visual Arts is composed of a network of meanings and learning essential for the understanding and enjoyment of artistic poetics. The narrative paths guided by the triangular approach, the education of visual culture and the media education are presented as possibilities for organizing the imagery content capable of integrating and dialoguing with the experiences and demands of students in contemporary times, favoring the construction of critical analysis skills and visual understanding and the multicultural look at the meaning of the image. Dialogue about the authors Ana Mae Barbosa (1998, 2007), Lúcia Pimentel (2017), Raimundo Martins and Irene Tourinho (2011), Fernando Hernandez (2000, 2001); Evelyne Bévort and Maria Luiza Belloni (2009), among others. |
Subject: | Arte - Estudo e ensino Percepção visual Mídia digital Arte e educação Arte e tecnologia |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34927 |
Issue Date: | 1-Mar-2020 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Percursos Narrativos para o ensino em Artes Visuais.pdf | 767.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.