Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/35013
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Eduardo Mendes Nascimentopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1215785922134282pt_BR
dc.contributor.referee1João Esteves Barbosa Netopt_BR
dc.contributor.referee2Sandro Vieira Soarespt_BR
dc.creatorJamile Neme de Queirozpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7956675384495620pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-19T13:24:55Z-
dc.date.available2021-02-19T13:24:55Z-
dc.date.issued2020-03-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35013-
dc.description.resumoEste estudo objetivou identificar os fatores que explicam o nível de evidenciação das subvenções governamentais das companhias abertas no Brasil. O estudo foi divido em duas etapas: na primeira, através da análise de conteúdo, foram analisadas 2.865 notas explicativas, de empresas financeiras e não financeiras listadas na B3, referentes ao período de 2010 a 2018, a fim de identificar aquelas que evidenciaram as subvenções governamentais em seus Demonstrativos Financeiros. Após a análise, foram identificadas 1088, ou 37,98% notas explicativas que evidenciavam o recebimento das subevnções governamentais, no período analisado. Em seguida, foram observadas as informações divulgadas, em relação a adequação ao recomendado pelo CPC 07 R1, calculando o índice de evidenciação. Dentre os itens sugeridos pelo CPC 07 R1, o que melhor foi evidenciado pelas empresas foi o item 5, “condições a serem regularmente satisfeitas e outras contingências”, com 70,31% de evidenciações. A segunda etapa da pesquisa foi conduzida através do Método dos Momentos Generalizados, GMM, com variável dependente IE (índice de evidenciação) e onze variáveis explicativas para investigar os fatores que afetam o índice de evidenciação. Os resultados estatísticos demonstraram que empresas mais rentáveis divulgam mais informações sobre as subvenções governamentais, assim como empresas que negociam ações em outros mercados. Os resultados revelaram que o tamanho da empresa influencia negativamente na divulgação sobre as subvenções governamentais. A pesquisa apontou também a influência do ambiente macroeconômico nas divulgações sobre subvenções governamentais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSubvenções governamentaispt_BR
dc.subjectÍndice de evidenciaçãopt_BR
dc.subjectDivulgaçãopt_BR
dc.subjectFatores explicativospt_BR
dc.subjectGMM - Sistêmicopt_BR
dc.subjectCPC 07 R1pt_BR
dc.subject.otherContabilidadept_BR
dc.subject.otherSubvençõespt_BR
dc.subject.otherContabilidade públicapt_BR
dc.titleAnálise da evidenciação e divulgação das subvenções governamentais em empresas brasileiras listadas na B3pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
ANÁLISE DA EVIDENCIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DAS SUBVENÇÕES GOVERNAMENTAIS EM EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NA B3..pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.