Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35027
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cecília Vieira do Nascimentopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7294513205016715pt_BR
dc.contributor.referee1Juliana Batista Fariapt_BR
dc.creatorGraziela Moreira Soarespt_BR
dc.date.accessioned2021-02-19T18:45:35Z-
dc.date.available2021-02-19T18:45:35Z-
dc.date.issued2020-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35027-
dc.description.abstractIn order to provide meaningful knowledge possibilities of technological and digital apparatus, to support the teaching and learning process and in the pedagogical work developed with the elementary school students, this work presents the construction of a portfolio of activities that uses six Didactic Sequences (DS). Developed in an investigative process, these DS are understood as a guiding resource for implementation of skills, abilities and objectives planned by the teacher over a given period. As a great potential for learning, the DS seek to develop a flexible curriculum, integrating classroom activities with digital activities. This research uses resources such as the technological tools that are available in the Virtual Learning Environments - AVA, aiming at a good development of teaching. That way, it is intended to seek tools that help in the systematization of studies, in the creation of a holistic stance to overcome the fragmentation of knowledge and in the development of critical, creative and playful spirit of students. In its methodological constitution, the research has a series of activity proposals, which are presented as a bank of ideas, in a sequential and objective way; for its development, two formats were explored: the face-to-face (classroom and other physical environments of the school space) and the virtual (online games and educational platforms), in this way, it suggests hybrid teaching that mixes spaces and times. According to the results evaluations explored in each objective of the DS, the involvement of students is observed in the search for answers to the proposed problems, thus a significant character that brings the student closer to their reality. Thus, it is believed that this methodology for working with students from elementary school is relevant, since it contributes to the daily construction of knowledge in the school environment, still presenting an investigative nature and that promotes the socialization of knowledge for learning technical and citizen.pt_BR
dc.description.resumoCom o intuito de proporcionar significativas possibilidades de conhecimento de aparatos tecnológicos e digitais, para o suporte ao processo de ensino e de aprendizagem e no trabalho pedagógico desenvolvido junto aos alunos do Ensino Fundamental, este trabalho apresenta a construção de um portifólio de atividades que utiliza seis Sequências Didáticas – SD’s. Desenvolvidas em um processo investigativo, essas SD’s são entendidas como recurso norteador para implantação de habilidades, capacidades e objetivos planejados pelo professor ao longo de um determinado período. Como grande potencial para a aprendizagem, as SD’s buscam desenvolver um currículo flexível, integrando atividades de sala de aula com as atividades digitais. Esta pesquisa utiliza-se de recursos como as ferramentas tecnológicas que estão disponíveis nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA, visando um bom desenvolvimento do ensino. Dessa forma, pretende-se buscar ferramentas que auxiliem na sistematização dos estudos, na criação de uma postura holística de superação da fragmentação dos conhecimentos e no desenvolvimento de espírito crítico, criativo e lúdico dos educandos. Em sua constituição metodológica, a pesquisa possui uma série de propostas de atividades, que se apresentam como um banco de ideias, de forma sequencial e objetiva; para seu desenvolvimento foram explorados dois formatos: o presencial (sala de aula e outros ambientes físicos do espaço escolar) e o virtual (jogos online e plataformas educativas), desta maneira, ela sugere o ensino híbrido que mistura espaços e tempos. De acordo com as avaliações dos resultados explorados em cada objetivo das SD’s, observa-se o envolvimento dos alunos na busca de respostas para os problemas propostos, por isso um caráter significativo que aproxima o aluno de sua realidade. Portanto, acredita-se que esta metodologia para o trabalho com os educandos do Ensino Fundamental é relevante, uma vez que, contribui para a construção diária do conhecimento no âmbito escolar, apresentando ainda um cunho investigativo e que promove a socialização do conhecimento para uma aprendizagem técnica e cidadã.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectSequências Didáticaspt_BR
dc.subjectAmbientes Virtuais de Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.titleAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) a favor da aprendizagem: uma abordagem diversificada de ferramentas digitais para o uso educacionalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.