Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35097
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santer Alvares de Matospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7563395102600467pt_BR
dc.contributor.referee1Luciene da Silva Reis de Araújopt_BR
dc.creatorJaqueline Alves Silva Soarespt_BR
dc.date.accessioned2021-03-01T22:17:01Z-
dc.date.available2021-03-01T22:17:01Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35097-
dc.description.abstractUnder the perspective of an education which privileges the protagonism of the child in the construction of knowledge, the present work proposes the use of the didactic sequence as a way of teaching and learning in the approach of diversity and inclusion, permeated by the use of digital language and active methodologies. Through various digital resources, such as presentations, audio, image, video, animations and the use of social networks, we have tried to develop the curricular contents by providing greater involvement of students and the development of socio-emotional skills. The active methodologies bring the student to the center of learning, allowing their participation and the collective construction of knowledge based on a pedagogy of listening, attentive to the interests and needs of the student and believing in their potential. It is not possible that the school still ignores the influence of digital culture influence on the students' culture. The teacher needs to be equipped with knowledge and interest to learn how to deal with new technologies, thus overcoming his fears and difficulties and, why not, learn from those who are young but have more affinity with these innovations.pt_BR
dc.description.resumoSob a perspectiva de uma educação que privilegie o protagonismo da criança na construção do conhecimento, o presente trabalho propõe o uso da sequência didática como forma de ensino e aprendizagem na abordagem da diversidade e inclusão, permeada pelo uso da linguagem digital e das metodologias ativas. Através de diversos recursos digitais, como apresentações, áudio, imagem, vídeo, animações e uso de rede social, procurou-se desenvolver os conteúdos curriculares propiciando maior envolvimento dos estudantes e o desenvolvimento das competências socioemocionais. As metodologias ativas trazem o aluno para o centro da aprendizagem, permitindo sua participação e a construção coletiva do conhecimento baseada numa pedagogia da escuta, atenta aos interesses e necessidades do educando e acreditando no seu potencial. Não é possível que a escola ainda ignore a influência da cultura digital influência na cultura dos alunos. O professor precisa estar munido de conhecimento e interesse para aprender a lidar com as novas tecnologias, superando assim seus medos e dificuldades e, por que não, aprender com quem tem pouca idade, mas tem mais afinidade com estas inovações.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/*
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectProtagonismo infantilpt_BR
dc.subjectDiversidade e inclusãopt_BR
dc.subject.otherSequências didáticas - Material didáticopt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.titleSequências didáticas, diversidade e protagonismo infantil: uma proposta de uso das tecnologias digitais na escolapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sequências didáticas, diversidade e protagonismo infantil.pdf3.85 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons