Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35098
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Cristina Ribeiro Vazpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8229663694538069pt_BR
dc.contributor.referee1Cecília Vieira do Nascimentopt_BR
dc.creatorAndrea Lima Alves Ruislanpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5325290148701261pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-01T22:22:15Z-
dc.date.available2021-03-01T22:22:15Z-
dc.date.issued2020-07-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35098-
dc.description.abstractThis work aims to disseminate five didactic sequences prepared for students of nature science - elementary and high school (Natural Sciences and Biology Disciplines, respectively) which use tools related to digital information and communication technologies (DICT). The didactic sequences were developed during the Specialization Course in Digital Technologies and Education 3.0, offered by the Pedagogical Center of the School of Basic and Professional Education of the Federal University of Minas Gerais. In each of these sequences we sought ways to promote the role of the student during the teaching and learning process through digital resources. We tried to diversify the digital resources used in each didactic sequence in order to demonstrate the various possibilities that DICT provide to promote a more active teaching model and more appropriate to the demands of modern society. The Teaching Memorial of the author presents as a prologue and then the didactic sequences with all the information and guidance necessary for the organization and execution of teaching activities.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo a divulgação de cinco sequências didáticas elaboradas para estudantes do Ensino de Ciências da Natureza - Ensino Fundamental e Médio (Disciplinas Ciências Naturais e Biologia, respectivamente) que utilizam ferramentas relacionadas às tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). As sequências didáticas foram desenvolvidas durante o Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, ofertado pelo Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais, e em cada uma delas buscou nos recursos digitais formas de promover o protagonismo do estudante durante o processo de ensino e de aprendizagem. Tentou-se diversificar os recursos digitais utilizados em cada sequência didática de forma a demonstrar as várias possibilidades que as TDIC fornecem para promover um modelo de ensino mais ativo e mais adequado às demandas da sociedade moderna. Apresenta como prólogo o Memorial Docente da autora e em seguida as sequências didáticas com todas as informações e orientações necessárias para organização e execução das atividades de ensino.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectSequências Didáticaspt_BR
dc.subjectCiências da Naturezapt_BR
dc.subject.otherTecnologias digitaispt_BR
dc.subject.otherSequências didáticas - Material didáticopt_BR
dc.subject.otherCiências - Ensino Fundamental - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCiência - Ensino Médio - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleInserindo Ferramentas Tecnológicas no Ensino de Ciências da Natureza: apresentação de Sequências Didáticas no contexto da Educação 3.0pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_Inserindo ferramentas tecnológicas no ensino de Ciências da Natureza.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons