Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35130
Type: Tese
Title: Cenas de dissenso, arranjos disposicionais e experiências insurgentes : processos comunicativos e políticos em torno da resistência de estudantes secundaristas
Authors: Francine Altheman
First Advisor: Ângela Cristina Salgueiro Marques
First Referee: Mônica Rebecca Ferrari Nunes
Second Referee: Tânia Márcia Cezar Hoff
Third Referee: Jean-Luc Moriceau
metadata.dc.contributor.referee4: Marco Aurélio Máximo Prado
metadata.dc.contributor.referee5: André Guimarães Brasil
Abstract: O objeto de estudo, nesta tese, são os movimentos de insurgência, também conhecidos como mais novos movimentos sociais, com a empiria focada especificamente na insurgência secundarista, que ocupou mais de 200 escolas no Estado de São Paulo em 2015. O objetivo, com a realização desta pesquisa, foi apreender como os processos comunicativos nesses movimentos promovem cenas de dissenso e, consequentemente, transformam os sujeitos envolvidos, no sentido de promover sua emancipação política. Parte-se do pressuposto de que as cenas de insurgência, os acontecimentos e as performances que nelas se desdobram permitem deslocamentos, rearranjos e reconfigurações de modos de legibilidade e inteligibilidade das formas de vida dos sujeitos envolvidos. A perspectiva teórico-analítica que orientou os percursos deste trabalho aposta no entrelaçamento da perspectiva de Rancière acerca das dimensões estéticas e políticas das cenas de dissenso; os dispositivos foucaultianos e os arranjos disposicionais que os constituem, e as experimentações deleuzianas. Outros autores ajudaram a costurar as perspectivas teóricas que fundamentaram esta pesquisa, dos quais os principais foram Judith Butler, José Luiz Braga, Manuel Castells, Georges Didi-Huberman, Maurizio Lazzarato e Peter Pál Pelbart, entre outros. O caminho metodológico trilhado foi composto por três eixos principais: a) a proposta de deixar-me afetar pelo objeto antes da construção teórico-metodológica, tal como formulada por Jean-Luc Moriceau e Richard Soparnot; b) o método da igualdade, de Jacques Rancière, que envolve a reconstrução das cenas de dissenso por meio das narrativas, dos documentos e das produções enunciativas dos agentes envolvidos e c) os dispositivos foucaultianos e os arranjos disposicionais mobilizados em situações de urgência, conforme releitura feita por José Luiz Braga. A proposta, portanto, partiu da reconstrução das cenas de dissenso das ocupações secundaristas, passando pelas análises de seus processos comunicativos, que envolveram as táticas de comunicação dos mais novos movimentos sociais, ou seja, a apropriação das redes sociais digitais, as performances nas ruas, a ocupação de espaços públicos, o corpo-câmera, as produções que envolvem a gambiarra, a experiência estética e a articulação dos corpos insurgentes. Além disso, a análise também explorou os arranjos disposicionais que produzem as cenas de insurgência, envolvendo o confronto policial e as discussões identitárias de gênero, classe e raça. A pesquisa, que foi desenvolvida de forma não linear, como um processo de bricolagem, permitiu chegar ao entendimento de que o movimento secundarista foi uma das grandes insurgências da segunda década do século XXI e promoveu táticas e métodos de comunicação próprios, que engendram as técnicas de si e os processos de individuação. É possível dizer que o movimento secundarista é um processo revolucionário em devir, um levante que ainda pulsa nas produções artísticas, na escrita fabuladora e no fazer político de seus principais atores sociais: a juventude.
Abstract: The object of study of this thesis is the movements of insurgency, also known as the newest social movements, with the empirical process particularly focused on the secondary insurgency, that occupied over 200 schools in São Paulo in 2015. The objective of the research is to apprehend how communicative processes in these movements promote scenes of dissent and, consequently, change the involved individuals, in the sense of promoting their political emancipation. It is assumed that scenes of insurgency, and the events and performances that are unfolded at these scenes, allow shifts, rearrangements, and reconfiguration of types of legibility and intelligibility of the involved individuals’ lifestyle. The theoretical-analytical perspective, that guides the paths of this work, relies on the intertwining of Rancière’s perspective on the aesthetical and political dimensions of the scenes of dissent; the foucaultian dispositif and the constituent dispositional arrangements; and the Deleuzian experimentations. Other authors help to sew up the theoretical perspectives that underpin this research, and the main ones are Judith Butler, José Luiz Braga, Manuel Castells, Georges Didi-Huberman, Maurizio Lazzarato, Peter Pál Pelbart, among others. The methodological path was composed by three main axis: a) the proposal of allowing myself to be affected by the object before the theoretical-methodological development, as formulated by Jean-Luc Moriceau and Richard Soparnot; b) the method of equality, by Jacques Rancière, which involves the reconstruction of the scenes of dissent through narratives, documents and enunciative productions of the involved individuals; c) the foucaultian dispositif and the dispositional arrangements engaged in urgent situations, according to the rereading of José Luiz Braga. Therefore, the proposal presumes the reconstruction of the dissent scenes of the secondary students’ occupations, by analyzing their communicative processes, which involve the communication tactics of the newest social movements: the digital social networks’ appropriation, the performances on the streets, the occupation of public spaces, the body-camera, productions that involve gambiarra, the aesthetical experience and the articulation of insurgent bodies. Besides that, the analysis also explores the dispositional arrangements that produce the insurgent scenes, involving the confront with the police and the identity discussions about gender, social class, and race. The research, that was developed in a non-linear way, as a bricolage process, understands that the secondary students movement was one of the major insurgencies of the second decade of the 21st century and promoted their own communication tactics and methods, that engender the techniques of the self and the individuation processes. It is possible to say that the secondary students’ movement is a transforming revolutionary process, an uprising that still lives in artistic productions, in fabulative writings and in political actions by their main social actors: young people.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35130
Issue Date: 28-Jul-2020
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCINE ALTHEMAN_TESE FINAL.pdf22.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.