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dc.contributor.advisor1Hermes Carvalhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7254461558501100pt_BR
dc.contributor.advisor-co1José Guilherme Santos da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigo Barreto Caldaspt_BR
dc.contributor.referee2Alexander Galvão Martinspt_BR
dc.contributor.referee3Pedro Aires Moreira Montenegro e Almeidapt_BR
dc.creatorBárbara Elisa Ferreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9530810730954660pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-09T19:45:05Z-
dc.date.available2021-03-09T19:45:05Z-
dc.date.issued2020-05-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35142-
dc.description.abstractOver the past few years, problems related to the excessive vibration of composite steel and concrete structures have occurred more frequently in spaces intended for human activities. This fact can be associated with a smaller amount of materials use due to the greater resistance attributed to them, resulting in more flexible structures, slender and with lower natural frequencies, close to the excitation frequencies caused by human activities. With this in mind, the present work aimed to evaluate experimentally and numerically the dynamic behaviour of composite floors (steel-concrete), from a human comfort point of view, when submitted to human walking. The structural model investigated was a real floor system (steel-concrete) under construction, with a total area of approximately 1300 m². A preliminary numerical model was developed to guide the excitation and instrumentation ideal positioning to be adopted in the on-site experimental test. Forthwith, free vibration tests were carried out, to obtain the structure modal parameters, and more than 180 forced vibration tests, with excitation caused by a person walking at different step frequencies and directions. The results indicated values of peak accelerations, coming from one person walking on the floors, below the limit value recommended by standards and design guides, thus being the structure in accordance with the human comfort criteria. Subsequently, an influence analysis of the number of people on the floor’s dynamic response was carried out, where it was noticed that the increase in the number of users walking on the floor also increases the value of peak acceleration. This fact emphasizes the need to carry out experimental evaluations considering the variation in the number of people exercising an activity on the floor, in order to represent in a more real way the vibrations induced in service situations of the structure.pt_BR
dc.description.resumoAo longo dos últimos anos, problemas relacionados à vibração excessiva de estruturas mistas de aço e concreto têm ocorrido com maior frequência em espaços destinados a atividades humanas. Tal fato pode ser associado à utilização de uma menor quantidade de materiais devido à maior resistência a estes atribuída, resultando em estruturas mais flexíveis, esbeltas e com menores frequências naturais, próximas às frequências de excitação provocadas pelas atividades humanas. Diante disso, o presente trabalho teve por objetivo avaliar experimentalmente e numericamente o comportamento dinâmico de pisos mistos (açoconcreto), sob o ponto de vista do conforto humano, quando submetidos ao caminhar humano. O modelo estrutural investigado foi um sistema de piso misto (aço-concreto) real e em construção, com área total aproximada de 1300 m². Foi elaborado um modelo numérico preliminar visando nortear o posicionamento ideal da excitação e instrumentação a ser adotada no ensaio experimental in loco. A partir disso, foram realizados testes de vibração livre, para obtenção dos parâmetros modais da estrutura, e mais de 180 ensaios de vibração forçada, com excitação causada pelo caminhar de uma pessoa em diferentes frequências de passo e direções. Os resultados indicaram valores de acelerações de pico, oriundas do caminhar de uma pessoa sobre os pisos, inferiores ao valor limite recomendado por normas e guias de projeto, estando assim a estrutura conforme os critérios de conforto humano. Posteriormente, foi realizada uma análise da influência do número de pessoas na resposta dinâmica do piso, onde percebeu-se que o aumento da quantidade de usuários caminhando sobre o piso aumenta também o valor da aceleração de pico. Tal fato enfatiza a necessidade da realização de avaliações experimentais considerando a variação da quantidade de pessoas exercendo uma atividade sobre o piso, para representar de forma mais real as vibrações induzidas em situações de serviço da estrutura.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ESTRUTURASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPisos mistos (aço-concreto)pt_BR
dc.subjectAvaliação do conforto humanopt_BR
dc.subjectAnálise dinâmica experimentalpt_BR
dc.subjectModelagem numéricapt_BR
dc.subject.otherEngenharia de estruturaspt_BR
dc.subject.otherConstrução mistapt_BR
dc.subject.otherPisospt_BR
dc.subject.otherConforto humanopt_BR
dc.subject.otherAnálise numéricapt_BR
dc.titleAnálise numérico-experimental de vibrações induzidas pelo caminhar humano sobre pisos mistos (aço-concreto)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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