Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35282
Type: Dissertação
Title: O início da docência de professoras e professores de Educação Física na escola: desafios e descobertas do primeiro ano de inserção profissional
Authors: Ranucy Campos Marçal da Cruz
First Advisor: José Angelo Gariglio
Abstract: O presente estudo objetivou compreender os processos constitutivos da prática docente de professores/as iniciantes de Educação Física, no primeiro ano de inserção profissional na escola. Além disso, buscou-se identificar o conteúdo das aprendizagens profissionais incorporadas pelos/as professores/as de Educação Física; analisar como essas aprendizagens profissionais são incorporadas por eles/elas; e identificar quais os aspectos mais sofridos da experiência de inserção profissional no primeiro ano de contato com a escola. Para tal, realizamos a pesquisa com três professores/as de Educação Física, licenciados pela Universidade Federal de Minas Gerais, que estavam no primeiro ano da docência e que atuavam em escolas públicas e/ou privadas na cidade de Belo Horizonte. Por meio de pesquisa de campo, foram realizadas seis entrevistas: duas entrevistas semiestruturadas com cada professor/a participante. A primeira entrevista foi organizada a partir de três eixos de análise, sendo eles: a aprendizagem no primeiro ano da docência, a escolha pela profissão e a formação inicial e continuada dos professores/as. A segunda entrevista foi referente aos quatro casos de ensino que os/as professores/as escreveram sobre momentos significativos da docência. A metodologia de análise baseou-se na “análise de conteúdo”, possibilitando a construção de categorias temáticas. Dessa maneira, os dados produzidos com os/as professores/as foram descortinados em dois grandes eixos: “Os desafios da iniciação à docência de professores/as de Educação Física” e “Aprendizagem docente, descobertas e estratégias de enfrentamento dos desafios no primeiro ano da docência”. No primeiro eixo, foi possível identificar os seguintes desafios da inserção profissional: transição entre a formação inicial e a entrada no mercado de trabalho; a cultura escolar (campo disciplinar específico, choque de realidade, dificuldades no trabalho coletivo, organização do trabalho docente; contexto social de inserção das escolas e diferentes concepções de educação entre educadores); e relações professor/a – aluno/a em sala de aula (situações de ensino-aprendizagem, planejamento de aulas e dificuldades de lidar com questões específicas da infância e da juventude apresentadas pelos/as estudantes). No segundo eixo, evidencia-se como os docentes percebem que aprendem a ser professores/as (troca com alunos e professores/as, reconhecimento da comunidade escolar, reuniões pedagógicas, construção do planejamento e realização das aulas). Por fim, foi possível identificar que, mesmo diante dos desafios da inserção profissional, os/as professores/as reconhecem descobertas da profissão e elaboram estratégias de enfrentamento desses dilemas, juntamente com seus pares e com os/as estudantes.
Abstract: This study had the objective to understand the building processes of the beginning Physical Education teachers´ practice, in their first year as a professional in school. It also meant to identify the professional learning content absorbed by Physical Education teachers; analyze how this professional learning are incorporated by the teachers; and identify which aspects were harder to deal with it in the first year of contact as a professional in school. We performed a research with three Physical Education teachers licensed by the Federal University of Minas Gerais that were in the first year as a professional in teaching at private or public schools in the city of Belo Horizonte. Through a field search, six interviews were made: two half-structured interviews with each participating teacher. The first interview was organized in three axes of analysis, being: the learning in the first year of teaching, the career choice, and the initial and continued teachers’ qualification. The second interview referred to four teaching episodes that the teachers had to write about, containing meaningful teaching experiences. The analysis methodology was based in the “content analysis”, allowing the construction of themed categories. In this way, the data produced with the teachers were uncovered in two big axes, being they: “The challenges of beginning teaching for Physical Education teachers” and “Teacher learning, discoveries and coping strategies for the first year in teaching challenges. In the first axis it was possible to identify the following challenges in the professional insertion: transition between the initial formation and the entrance in the job market; the school culture (specific disciplinary field, reality crash, difficulties with the collective work, school’s social context, different conceptions of education between educators); and teacher-student relationship (teaching-learning situations, lesson planning, and difficulties dealing with specific issues of childhood and youth from the students). In the second axis, it is evident how teachers realize that they learn to be teachers (exchanges with students and teachers; recognition of the school community; pedagogical meetings; also planning and executing lessons). Lastly, it was possible to identify that even if they are far from the professional insertion challenges, the teachers recognize discoveries of the profession and develop coping strategies for these dilemmas alongside students and fellow teachers.
Subject: Educação
Professores - Formação
Professores de Educação Física - Formação
Professores de Educação Física - Prática de ensino
Professores de Educação Física - Aperfeiçoamento
Professores de Educação Física - Trabalho
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35282
Issue Date: 30-Aug-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O INÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFESSORAS E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA.pdf2.09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons