Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/35374
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Portfólio de sequências didáticas: utilizando as tecnologias digitais
Autor(es): Tania de Cássia Biagini Lopes Biagini
primer Tutor: Ana Rafaela Correia Ferreira
primer miembro del tribunal : Leandra de Castro Gonzaga Figueiró
Resumen: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) vêm evoluindo a cada dia e têm provocado diversas mudanças na sociedade de modo geral. No âmbito educacional, são perceptíveis as dificuldades encontradas pelos professores relacionadas ao uso das tecnologias como apoio em suas aulas. Desse modo, esse trabalho apresenta um memorial de percurso, uma reflexão do uso de TICs em sala de aula e cinco propostas para que educadores abordem temas pertinentes com estudantes do Ensino Fundamental, tendo as TICs como instrumento de apoio. A primeira sequência didática busca promover e incentivar o pensamento crítico dos alunos a partir da produção de materiais dinâmicos e atrativos. Para a criação dos materiais, são utilizadas as ferramentas Canva e Powtoon. A segunda, terceira e quarta sequências são na área de Língua Portuguesa. Uma delas visa ampliar o vocabulário dos estudantes de forma lúdica, a partir do Jogo da Forca, objeto de aprendizagem disponível online através do Forca.ex. Outra tem como propósito ressaltar a importância e os benefícios da leitura, aprimorando a narrativa de texto e ampliando o vocabulário através da construção de um Storytelling (a arte de narrar uma história) e utilizando o Prezi como ferramenta. A quarta aborda uma linguagem utilizada pelos jovens na comunicação, através das redes sociais, e se propõe a analisar o “internetês” como uma variante da língua, utilizando o Whatsapp como ferramenta. A quinta sequência, por fim, envolve a produção de vídeo pelas crianças, como complemento do conteúdo de Geografia. O objetivo é que os estudantes reconheçam o ambiente geográfico escolar e os diferentes elementos e paisagens a partir de filmagens feitas dentro e nos arredores da escola. As ferramentas utilizadas foram o celular, o aplicativo Vídeo Show, e um canal do Youtube, a ser criado pelo professor. Espera-se que as sequências possam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, trazendo uma nova abordagem para as propostas pedagógicas, buscando assim uma maior interação e atenção dos alunos. Palavra-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação. Sequência didática. Ensino Fundamental.
Abstract: Information and Communication Technologies (TICs) are evolving every day and have brought about several changes in society in general. In the educational scope, the difficulties encountered by teachers related to the use of technologies as support in their classes are noticeable. In this way, this work presents a path memorial, a reflection on the use of TICs in the classroom and five proposals for educators to address pertinent themes with elementary school students, using TICs as a support tool. The first didactic sequence seeks to promote and encourage students' critical thinking from the production of dynamic and attractive materials. Canva and Powtoon tools are used to create the materials The second, third and fourth sequences are in the Portuguese language area. One of them aims to expand the vocabulary of students in a playful way, based on the Game of Forca, a learning object available online through Forca.ex. Another aims to emphasize the importance and benefits of reading, improving the text narrative and expanding the vocabulary through the construction of a Storytelling and using Prezi as a tool. The fourth addresses a language used by young people in communication, through social networks, and proposes an analysis of “internetês” as a language variant, using Whatsapp as a tool. The fifth sequence, finally, involves the video production by children, as a complement to the content of Geography. The goal is for students to recognize the school's geographic environment and the different elements and landscapes from footage taken inside and around the school. The tools used were the cell phone, the Video Show application, and a YouTube channel, to be created by the teacher. It is hoped that the sequences can assist in the teaching and learning process, bringing a new approach to pedagogical proposals, thus seeking greater interaction and attention from students. Keyword: Information and Communication Technologies. Following teaching. Elementary School.
Asunto: Ensino fundamental - Sequências didáticas
Ensino fundamental – Ambientes virtuais de aprendizagem
Prática docente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35374
Fecha del documento: 12-dic-2020
Aparece en las colecciones:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
PORTFÓLIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS_Utilizandoas tecnologias digitais.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons