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dc.contributor.advisor1Carlos Andrey Maiapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3301192467372459pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vinicius Mariano Gonçalvespt_BR
dc.contributor.referee1Rodney Rezende Saldanhapt_BR
dc.contributor.referee2Rafael Santos Mendespt_BR
dc.contributor.referee3Ricardo Lüderspt_BR
dc.contributor.referee4Douglas Alexandre Gomes Vieirapt_BR
dc.contributor.referee5Adriano Chaves Lisboapt_BR
dc.creatorAlan Mendes Marottapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1022639330009149pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-29T18:11:38Z-
dc.date.available2021-03-29T18:11:38Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35471-
dc.description.abstractThis work deals with the modeling and optimization for the synchronism of event-oriented systems, through Tropical algebra. The problems are contextualized through the application of synchronism in urban traffic light networks. Discrete event modeling has applications beyond the context of urban traffic, other systems where synchronization in resource sharing is desired, as well as an example of manufacturing systems. The control of green times at traffic lights is optimized according to the traffic demand matrix. From the results obtained in the optimization, which minimally guarantee the flow demands, we then deal with the sequencing of the phases and the synchronism among the subsystems. As a contribution, for the phase sequencing stage, it was proposed a metric capable of quantifying the level of timing plans for coordination of traffic lights in urban traffic networks, according to their flow demands. The objective function that calculates the system's synchronism value was compared with the results processed in the SEDT urban traffic simulator and demonstrated a correlation with the more realistic simulation. In optimizing the search for the best time plans, a heuristic is proposed, which performs the search by evaluating the combination between the pairs of adjacent intersections. The algorithm entitled Optimization of the Best Closers obtained superior performance in the simulations when compared with two other optimization algorithms. Contributions are also proposed by a package, the Tropical Lexicographic Synchronization Optimization, which calculates a vector capable of synchronizing state transitions according to a list of priorities. The solution for the optimization of synchronism operates the problem lexicographically, solving each sub-problem individually, obtaining the local solution through fractional tropical programming. The algorithms (pseudo-codes) and the codes of their implementations in free computational language are presented. Numerical examples have been developed and demonstrate the implementation of the methods. Larger cases demonstrated an improvement in the use of tropical lexicographic policy for synchronizing urban traffic systems coordination.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata da modelagem e otimização para o sincronismo de sistemas orientados a eventos, através da álgebra Tropical. Os problemas são contextualizados através da aplicação no sincronismo em redes de semáforos urbanos. A modelagem a eventos discretos tem aplicações além do contexto de tráfego urbano, podendo ser aplicado também em outros sistemas onde se deseja o sincronismo, por exemplo sistemas de manufatura. O controle dos tempos verdes nos semáforos é otimizado de acordo com a matriz de demanda de tráfego. A partir dos resultados obtidos na otimização, os quais garantem minimamente às demandas de fluxo, tratamos então do sequenciamento das fases e do sincronismo entre os subsistemas. Como contribuição, para o estágio de sequenciamento de fases, é proposta uma métrica capaz de quantificar o nível de sincronismo de planos de temporização para coordenação de semáforos em redes de tráfego urbano, conforme suas demandas de fluxo. A função objetivo, que calcula o valor do sincronismo do sistema, foi processada para um conjunto de planos de temporização e os valores obtidos mostraram correlação com os resultados das filas médias obtidas por meio de um simulador estocástico. Na otimização da busca pelos melhores planos de tempos, é proposta uma heurística que realiza a busca avaliando a combinação entre os pares de cruzamentos adjacentes. O algoritmo intitulado Otimização dos Melhores Próximos obteve performance superior nas simulações quando comparado com outros dois algoritmos de otimização. São contribuições também a proposição de um pacote, o OSLT (Otimização de Sincronismo Lexicográfico Tropical), o qual calcula um vetor capaz de sincronizar as transições de estados conforme uma lista de prioridades. A solução para a otimização do sincronismo opera lexicograficamente o problema, solucionando individualmente cada subproblema, obtendo a solução local através da Programação Linear Fracionária Tropical (PLFT). São apresentados os algoritmos (pseudocódigos) e os correspondentes códigos implementados no pacote gratuito Scicoslab. Exemplos numéricos foram desenvolvidos e demonstram a implementação dos métodos. Os casos com maiores dimensões demonstraram a melhoria no uso da política lexicográfica tropical para o sincronismo na coordenação de sistemas de tráfego urbano.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistemas a eventos discretospt_BR
dc.subjectÁlgebra tropical max-pluspt_BR
dc.subjectOtimização lexicográficapt_BR
dc.subjectProgramação linear fracionária tropicalpt_BR
dc.subjectSincronização semafóricapt_BR
dc.subject.otherEngenharia elétricapt_BR
dc.subject.otherProgramação linearpt_BR
dc.subject.otherSincronizaçãopt_BR
dc.subject.otherSemáforopt_BR
dc.titleModelagem e sincronização de sistemas a eventos discretos temporizados: aplicação ao tráfego urbano na coordenação de semáforospt_BR
dc.typeTesept_BR
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