Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35502
Type: Dissertação
Title: A sintonia entre o sindicalismo docente universitário de matriz gerencial e lobista e o paradigma da excelência: a experiência da UFMG (2003-2016)
Other Titles: The harmony between the university teaching unionism of a managerial and lobbyist matrix and the paradigm of excellence: the UFMG experience (2003-2016)
Authors: Andressa de Araújo Moreira
First Advisor: Savana Diniz Gomes Melo
First Referee: Hormindo Pereira de Souza Júnior
Second Referee: André Rodrigues Guimarães
Abstract: Esta dissertação insere-se no âmbito dos estudos sobre a educação superior pública e buscou analisar, sob o referencial marxista, a luta sindical docente em uma universidade de excelência, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no período de 2003 a 2016. A questão central foi apreender como os professores da UFMG, uma universidade de excelência brasileira, se relacionam com a luta sindical e com o seu sindicato, a Associação dos Professores Universitários de Belo Horizonte (APUBH). Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica, pesquisa documental, com destaque aos documentos sindicais, e entrevistas semiestruturadas com docentes da UFMG. No caso brasileiro, a pesquisa de excelência e, portanto, aquela produtora de conhecimento-mercadoria, ocorre nas universidades estatais e públicas, cujo polo irradiador concentra-se na Pós-Graduação. A exigência de que o docente seja produtivo agrega desafios ao sindicalismo docente universitário. A pesquisa revelou que do protagonismo político nas lutas locais e nacionais o APUBH passou a liderar movimentações dispersivas no âmbito sindical docente. Sob os governos do Partido dos Trabalhadores (PT) o grupo político que permaneceu mais de 10 anos no APUBH deslocou a prática da entidade da combatividade ao lobismo. À frente do sindicato, os diretores isolaram o sindicato docente da UFMG das entidades e do sindicalismo docente nacional, adotando a estratégia de gerir e judicializar o conflito e os direitos dos professores de forma particular. A adaptação ao Estado trouxe à direção do APUBH uma concepção gerencial caracterizada pela busca de eficiência na prestação de serviços. Este fenômeno encontrou ambiente fértil na universidade de excelência. Os docentes entrevistados não contrariam, nem no cotidiano, a indução de métricas em seu trabalho, ainda que defendam o caráter público e gratuito da universidade. Além de atribuir a atividade sindical aos “sindicalistas”, a maioria dos entrevistados não identifica o reajuste salarial pleiteado nacionalmente como prioridade, devido a realidade salarial dos trabalhadores brasileiros. Preferem a negociação com os gestores do Estado às práticas de greve. Sob os governos petistas, o sindicalismo e a luta sindical docente na UFMG são marcados pela colaboração de classes e pela adesão aos modelos de capitalismo sindical e capitalismo acadêmico. Uma conformação política e ideológica que favoreceu o projeto da classe dominante.
Abstract: The present research is located within the field of public higher education and sought to analyze, under the Marxist framework, the professors’ union fight at a university of excellence, the Federal University of Minas Gerais (UFMG), from 2003 to 2016. The central issue was to learn how professors at UFMG, a university of Brazilian excellence, relate to the union struggle and its union, the Association of University Teachers of Belo Horizonte (APUBH). To this end, it was held a bibliographical review, a documentary research with emphasis on union documents, and semi-structured interviews with UFMG professors were carried out. In regard to the Brazilian case scenario, a research of excellence and, therefore, the one which produces knowledge-merchandise, happens in state and public universities whose spreading center is concentrated in Graduate Studies. The demand that professors need to be productive adds challenges to the university professors’ union. This research has revealed that from the political role played in local and national fights, APUBH started to lead dispersive movements within the professors’ union. Under the governments of the Worker’s Party (Partido dos Trabalhadores, PT), the political group that remained in APUBH for over 10 years shifted the practice of the entity from combativeness to lobbying. At the head of the union, the board of directors has isolated the UFMG professors’ union from the entities and national teaching unionism, adopting the strategy of managing and judicializing the conflict and the professors’ rights in a particular way. The adaptation to the State has brought to the direction of APUBH a managerial conception characterized by the search for efficiency in the provision of services. This phenomenon has found a fertile environment at the university of excellence. The professors interviewed do not contradict, nor even in daily life, the induction of metrics in their work, although they defend the public and free university features. In addition to assigning union activity to "unionists", the majority of the respondents did not identify the salary adjustment nationally pleaded as a priority, due to the wage reality of the Brazilian workers. They prefer negotiating with State managers to strike practices. Under PT governments, unionism and the professors’ union struggle at UFMG are marked by class collaboration and the adherence to models of union capitalism and academic capitalism. A political and ideological conformation that favored the project of the ruling class.
Subject: Associação Profissional dos Docentes da UFMG
Educação
Professores universitários - Sindicalismo - Minas Gerais
Professores universitários - Movimento sindical - Minas Gerais
Professores universitários - Trabalho
Ensino superior
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35502
Issue Date: 18-Dec-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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