Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35532
Type: Tese
Title: Currículo das errâncias com a pedagia da hesitação: corpo, cidade e artivismos
Other Titles: Curriculum of wanderings with the pedagogy of hesitation: body, city and the artivism
Authors: Glaucia Conceição Carneiro
First Advisor: Marlucy Alves Paraíso
First Referee: Renata Pereira Lima Aspis
Second Referee: Rosvita Kolb Bernardes
Third Referee: Luciana Gruppeli Loponte
metadata.dc.contributor.referee4: Cláudio Eduardo de Resende Alves
Abstract: Currículo das errâncias com a pedagogia da hesitação: corpo, cidade e artivismos é uma tese que, por meio de uma experimentação cartográfica, procura entender o encontro dos corpos que circulam pelo centro da cidade de Belo Horizonte com os signos disparados pelos artivismos urbanos. Para isso, cria o currículo das errâncias que, por sua vez, ativa uma pedagogia da hesitação. O currículo das errâncias enxameia a cidade de signos. Signos que fazem vibrarem as sensações de espanto e de perplexidade as quais possibilitam que a pedagogia da hesitação funcione como um vetor de abertura dos corpos passantes. Ao lançar o corpo na rua, a cartógrafa é afectada pela sensação de uma aceleração temporal que a faz relacionar tal processo com o desenvolvimento das condições atuais do capitalismo global. Verifica, então, que tal aceleração tende a sedimentar nos corpos uma espécie de estagnação que, por sua vez, provoca um fechamento dos mesmos, uma limitação na capacidade desses corpos serem afectados por forças intensivas, o que resulta numa diminuição de sua ação e transformação. Apesar disso, verifica, por outro lado, a presença de uma série de práticas urbanas que inventam movimentos criativos ao mesmo tempo que operam com críticas às categorias aprisionadoras do corpo e da vida no território urbano. Tais práticas, denominadas pelo neologismo artivismo, possibilitam a experimentação do currículo das errâncias, que conecta experiências éticas com práticas estéticas insurgentes, contribuindo para a ativação de novos modos de existência e resistência na cidade. A cartografia mostrou que, ao serem afectados pelos signos dos artivismos, ativados pela pedagogia da hesitação, os corpos passantes têm a chance de desconstruir a normalização e se questionar sobre o que é “certo” e o que é o “errado”, o que é “adequado” e o que é “inadequado”, o “normal” e o “anormal”, o que é “estranho” e o que é “abjeto” na cidade. A cartografia mostra como os artivismos podem ser compreendidos como máquinas de expressão enxameadoras de signos que provocam uma hesitação nos corpos passantes, hesitação que faz tremer, gaguejar a língua da gramática normativa e sua vontade de ordenar, normalizar e conformar os corpos na cidade. O argumento geral da tese é o de que o currículo das errâncias, ao desmontar a linguagem da gramática normalizadora, por meio da pedagogia da hesitação, produz desterritorializações que inventam saídas para a estagnação e o fechamento dos corpos passantes. Ao acionarem o riso e conectarem-se com a alegria e o humor mordaz dos artivismos, os corpos passantes podem se abrir e experimentar novos aprenderes com a cidade. Por meio das práticas artivistas, o currículo das errâncias cria uma rede de corpos em aliança, fluxos, signos que acionam um outro modo de compor com a cidade. Aprender algo novo mesmo que, à primeira vista, seja considerado hesitante, estranho, incerto e pareça não compor com o corpo que passa. A experimentação cartográfica partiu do agenciamento do corpo da cartógrafa com o corpo de uma artivista não binária, chamada Ed Marte, bastante popular em Belo Horizonte, para acionar um modo de cartografar denominado de perfografias. Tais perfografias possibilitam a composição do currículo das errâncias, um currículo menor e artivista, apresentado mediante a análise dos materiais-acontecimentos que constam no Achados e Inventados, o caderno de notas da pesquisa. Como repertório para uma maior aproximação das práticas artivistas que disparam o currículo das errâncias experimentado, lança-se mão de conceitos do pensamento da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari. A tese propõe, então, sete giros em espiral que convidam o pensamento curricular a bifurcar-se e colocar-se na condição de uma errância artivista que possibilita: 1. perfografar; 2. hesitar; 3. abrir/se; 4. desmontar; 5. aprender; 6. aliançar; e 7. diferençar. Ao propor tal experimentação curricular na cidade, o currículo das errâncias perfografado mostra que os corpos são entidades instáveis, flexíveis, que mesmo em um território marcado por tantos ordenamentos, normas e fechamentos, podem hesitar, se abrir, aprender, tornando-se corpos afectáveis pela diferença, expressando, assim, um aumento em sua potência, como a que aconteceu com o corpo da cartógrafa, ao lançar-se nas ruas.
Abstract: Curriculum of wanderings with the pedagogy of hesitation: body, city and the artivism production of is a thesis that, through cartographic experimentation, seeks to understand the meeting of bodies that circulate in the center of the city of Belo Horizonte with the signs fired by the urban artivism. For this purpose, it creates the curriculum of wanderings that activates a pedagogy of hesitation. The curriculum of wanderings swarms the city of signs. Signs that vibrate the sensations of amazement and perplexity that enable the pedagogy of hesitation to function as a vector of opening in the passing bodies. By throwing the body into the street, the cartographer is affected by a sensation of temporal acceleration that makes her relate this process to the development of the conditions of the current global capitalism. She concludes, then, that such acceleration tends to settle in the bodies a kind of stagnation, which in turn causes them to close, creating a limitation of these bodies’ ability to be affected by intensive forces, which results in a decrease in their capacity for action and transformation. Nevertheless, it also observes the presence of a series of practices that invent creative movements while operating with criticism towards the imprisoning categories of body and life in the urban territory. Such practices, designated by neologism as artivism, make it possible to experience the curriculum of wanderings that connects ethical experiences with insurgent aesthetic practices, contributing to the activation of new modes of existence and resistance in the city. The cartography has shown that, by being affected by the signs of artivism, which in turn are activated by the pedagogy of hesitation, the passing bodies have the chance to deconstruct normalization and question what is “right” and what is “wrong”, what is “adequate” and “inadequate”, “normal” and “abnormal”, what is “strange” and what is “abject” in the city. The cartography shows how artivism can be understood as a machine of expression that swarms signs that cause hesitation in passing bodies, a trembling and stammering hesitation that impacts the language of normative grammar and its strive for creating order, normalcy and conformity in the bodies in the city. The general argument of the thesis is that the curriculum of wanderings, dismantling the language of normalizing grammar, produces deterritorializations through the pedagogy of hesitation, which invent ways out for the stagnation and closing of the passing bodies. By triggering laughter and connecting with artivism’s joy and scathing humor, passing bodies can open up and experience new learning’s from the city. Through the artivism practices, the curriculum of wanderings creates a network of allied bodies, flows, and signs that trigger another way to compose with the city. To learn something new, even if at first glance it is considered hesitant, strange, uncertain, and seems not to fit with the passing body. The cartographic experimentation started from the agency of the cartographer's own body with the body of a non-binary artivist called Ed Marte, quite popular in the Belo Horizonte, to trigger a cartography approach known as perfographs. Such perfographs enable the composition of the curriculum of wanderings in the city, a smaller and artivist curriculum, which is presented through the analysis of the materials and events from “The Found and The Invented”, the notebook of the research. As a repertoire for a closer approximation of the artivist practices that trigger the experienced curriculum of wanderings, it introduces concepts of difference-thinking by Gilles Deleuze and Félix Guattari. The thesis proposes, then, seven spiral turns that invite the curriculum thinking to fork and place itself on the condition of an artivist wandering that enables: 1. to perfograph; 2. to open up; 3. to hesitate; 4. to disassemble; 5. to learn; 6. to build alliances; and 7. to be different. In proposing such curriculum experimentation in the city, the perfographed curriculum of wanderings shows that bodies are unstable, flexible entities that, even in a territory marked by so many ordinances, norms and closings, may hesitate, open up, learn, becoming bodies that are affectable by differences, thus expressing an increase in its potency, as it happened with the cartographer's own body, as she launched herself into the streets.
Subject: Educação
Currículos - Aspectos sociais
Arte urbana - Aspectos educacionais
Artes cênicas - Aspectos educacionais
Sociologia urbana
Cidades e vilas
Antropologia urbana
Vida urbana - Aspectos sociais
Performance (Arte)
Belo Horizonte (MG) - Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35532
Issue Date: 14-Feb-2020
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