Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/35867
Tipo: Dissertação
Título: Leitura como letramento: perspectivas críticas para a prática docente em aulas de língua inglesa
Autor(es): Stefani Moreira Aquino Toledo
primer Tutor: Érika Amâncio Caetano
primer miembro del tribunal : Andréa Machado de Almeida Mattos
Segundo miembro del tribunal: Leina Cláudia Viana Jucá
Resumen: O presente trabalho trata-se de um estudo de caso que investigou os possíveis impactos do letramento crítico na prática docente de uma professora de língua inglesa, no contexto da pandemia da COVID-19, em uma escola pública estadual de uma cidade do Norte de Minas Gerais. Buscou-se compreender os possíveis efeitos e limitações dos pressupostos dos estudos do letramento crítico na prática pedagógica da professora a partir da elaboração e da aplicação de uma atividade de leitura em língua inglesa à luz desses estudos para alunos do 3º ano do ensino médio. Para isso, foram utilizados aportes teóricos relacionados ao letramento crítico, tendo como referências as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) (BRASIL, 2006), Menezes de Souza (2011) e Duboc (2015). Além disso, esta pesquisa qualitativa contou com o uso de alguns instrumentos de geração de dados aplicados à professora, tais como questionários online semiestruturados, entrevistas orais semiestruturadas e diários reflexivos. Ademais, aplicou-se também aos alunos da professora um questionário semiestruturado acerca de suas impressões sobre as atividades não presenciais e a atividade de intervenção de leitura proposta. Os resultados da análise apontaram alguns desafios impostos pelo novo contexto a uma prática pedagógica voltada para uma postura crítica como, por exemplo, a falta de comunicação com seus alunos para a promoção da formação do aluno-leitor-cidadão (BRASIL, 2006). Além disso, a análise mostrou que, mais do que compreender o processo de elaboração e aplicação da atividade de leitura como letramento, foi também possível desenvolver um processo formativo entre professora participante e pesquisadora, de maneira que uma pudesse contribuir com a prática da outra. Por fim, esta pesquisa apresenta implicações para a prática de professores de língua inglesa da educação básica pública bem como para as possibilidades de adoção de uma prática pedagógica voltada para os estudos do letramento crítico, mesmo em tempos de pandemia.
Abstract: The present paper consists of a case study, which investigated the possible impacts of critical literacy on the teaching practice of an English language teacher in the context of the COVID-19 pandemic in a state public school located in a city in the north of Minas Gerais. It aimed to understand the possible effects and limitations of the assumptions of the critical literacy theory in the pedagogical practice of the teacher through the design and application of a reading activity in the light of this theory for students of the 3rd year of high school. Theoretical contributions related to critical literacy were used, having as references the Brazilian Curriculum Guidelines for High School (OCEM) (BRASIL, 2006), Menezes de Souza (2011) and Duboc (2015). In addition, this qualitative research relied on some data generation instruments applied to the teacher such as semi-structured online questionnaire, oral semi-structured interviews and reflective diaries. Moreover, a semi-structured questionnaire was also applied to her students about their impressions on the non-presential activities and the reading activity proposed. The results of the analysis pointed out some challenges imposed by the new context on a pedagogical practice focused on a critical attitude, for example, the lack of communication among the teacher and her students in order to promote the education of the student-reader-citizen (BRASIL, 2006). Furthermore, the analysis showed that, more than understanding the process of preparing and applying the reading activity, it was also possible to develop a training process between participating teacher and researcher, so that one could contribute to the practice of the other. Finally, this research brings implications for the practice of public basic education English teachers as well as for the possibilities of adopting a pedagogical practice focused on the studies of critical literacy, even in times of a pandemic.
Asunto: Língua inglesa – Estudo e ensino
Professores de línguas – Formação
Letramento
Linguística aplicada
Escola pública – Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35867
Fecha del documento: 25-feb-2021
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Leitura como letramento_perspectivas críticas para a prática docente em aulas de língua inglesa_Dissertação.pdf25.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.