Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/35923
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Diogo Alves de Faria Reispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1329642979586575pt_BR
dc.contributor.referee1Luiz Gustavo Nicáciopt_BR
dc.creatorCarlos Wagner Amorimpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3223657187951252pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-10T13:04:22Z-
dc.date.available2021-05-10T13:04:22Z-
dc.date.issued2020-07-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35923-
dc.description.abstractThis work was built from the knowledge acquired in the specialization in Digital Technologies and Education 3.0, aimed at training public school teachers in order to enable them to be knowledge mediators with more modern and attractive classes using digital technologies in their practices. in the school environment. This study brings a portfolio with didactic sequences that were elaborated along the following disciplines: Innovation and Digital Technologies 3.0; Moodle and Learning Objects; Digital Resources for School Presentations; Audiovisual Resources at School; Social Networks in Education. The main objective of the work is to present five didactic sequences, one per discipline, namely, Teaching Entrepreneurship and Innovation in Basic Education, Shall We Understand the Crase ?, The Use of Storytelling in a Job Interview, Introduction to Logic and Social Networks in the School Environment developed with the use of digital technologies from the perspective of education 3.0 and designed to prepare students for the job market, being a reference for educators who work on such topics in high school in order to contribute to the professional training of students . The planning of these didactic sequences with the technological resources experienced during the course together with a bibliographic research constitutes the methodology used in this study. The results show that digital technology is the main tool that makes the growth of Education 3.0 possible and that teachers when using pedagogical activities that explore technology felt more confident when using the didactic sequence resource due to the proposal involved in the development and application of same, providing classes in a practical, organized and systematized way, demonstrating that it is possible to use such technological resources in classrooms, offering many options of digital tools that can assist in the teaching-learning process in a modern and diverse way.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi construído a partir dos conhecimentos adquiridos na especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, destinado à formação de docentes da rede pública com o intuito de capacita-los a serem mediadores de conhecimento com aulas mais modernas e atrativas utilizando tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas no ambiente escolar. Este estudo traz um portfólio com sequências didáticas que foram elaboradas ao longo das seguintes disciplinas: Inovação e Tecnologias Digitais 3.0; Moodle e Objetos de Aprendizagem; Recursos Digitais para Apresentações na Escola; Recursos Audiovisuais na Escola; Redes Sociais na Educação. O objetivo principal do trabalho é apresentar cinco sequências didáticas, uma por disciplina, a saber, Ensino de Empreendedorismo e Inovação na Educação Básica, Vamos Compreender a Crase?, O Uso da Storytelling em Uma Entrevista de Emprego, Introdução a Lógica e As Redes Sociais no Ambiente Escolar desenvolvidas com o uso de tecnologias digitais sob a perspectiva da educação 3.0 e pensadas na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, sendo uma referência para educadores que trabalham tais temas no Ensino Médio com o intuito de contribuir na formação profissional dos alunos. O planejamento destas sequências didáticas com os recursos tecnológicos experimentados no decorrer do curso juntamente com uma pesquisa bibliográfica constitui a metodologia utilizada neste estudo. Os resultados mostram que a tecnologia digital é a principal ferramenta que torna possível o crescimento da Educação 3.0 e que professores ao utilizarem atividades pedagógicas que explorem a tecnologia se sentiram mais confiantes ao utilizarem o recurso da sequência didática devido à proposta envolvida no desenvolvimento e aplicação das mesmas, proporcionando aulas de forma prática, organizada e sistematizada, demonstrando que é possível utilizar tais recursos tecnológicos em salas de aula, oferecendo muitas opções de ferramentas digitais que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de maneira moderna e diversa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectEmpregabilidadept_BR
dc.subject.otherTecnologias digitaispt_BR
dc.subject.otherSequências didáticas - Material didáticopt_BR
dc.subject.otherEducação tecnológicapt_BR
dc.subject.otherEnsino médio - Empregopt_BR
dc.titlePortfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitaispt_BR
dc.title.alternativePortfolio of didactic sequences using digital technologiespt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Carlos Wagner Amorim - TCC - Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0.pdf1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.