Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/35927
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ruana Priscila da Silva Brito | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4975514625814742 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Andréia de Assis Ferreira | pt_BR |
dc.creator | André Miranda Purisco | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-10T13:47:22Z | - |
dc.date.available | 2021-05-10T13:47:22Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/35927 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho acadêmico tem como objetivo discutir e propor possibilidades de uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação por meio de propostas de sequências didáticas. A chamada Internet 3.0, permite um crescimento das relações sociais por meios virtuais sem precedentes na história. Nesse sentido, aos processos educacionais, devem-se introduzir estas novas práticas digitais para que as escolas possam acompanhar tais transformações em curso. Nesta monografia, são propostas cinco sequências didáticas com o objetivo de se exercitar as possibilidades de introdução das tecnologias digitais nas aulas de Geografia, Matemática e Ciências. As ferramentas digitais de comunicação e informação foram estudadas à luz de sua aplicação pedagógica. A escolha dos conteúdos a serem desenvolvidos nas sequências didáticas, se deu de acordo com sua relevância para a Base Nacional Curricular Comum e a possibilidade se serem colocadas em prática em meu trabalho como professor de Geografia para o terceiro ciclo do Ensino Fundamental e professor Pedagogo para o primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Acredito que a oportunidade de realizar o curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 foi muito importante para minha trajetória pessoal e profissional. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação digital | pt_BR |
dc.subject | Sequências didáticas | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject.other | Sequências didáticas | pt_BR |
dc.subject.other | Práticas docentes | pt_BR |
dc.subject.other | Educação tecnológica | pt_BR |
dc.title | Educação digital 3.0: uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação na elaboração de sequências didáticas. | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_andré miranda purisco_turma1_versão final.pdf | 1.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.