Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35927
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ruana Priscila da Silva Britopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4975514625814742pt_BR
dc.contributor.referee1Andréia de Assis Ferreirapt_BR
dc.creatorAndré Miranda Puriscopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-10T13:47:22Z-
dc.date.available2021-05-10T13:47:22Z-
dc.date.issued2020-11-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35927-
dc.description.resumoEste trabalho acadêmico tem como objetivo discutir e propor possibilidades de uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação por meio de propostas de sequências didáticas. A chamada Internet 3.0, permite um crescimento das relações sociais por meios virtuais sem precedentes na história. Nesse sentido, aos processos educacionais, devem-se introduzir estas novas práticas digitais para que as escolas possam acompanhar tais transformações em curso. Nesta monografia, são propostas cinco sequências didáticas com o objetivo de se exercitar as possibilidades de introdução das tecnologias digitais nas aulas de Geografia, Matemática e Ciências. As ferramentas digitais de comunicação e informação foram estudadas à luz de sua aplicação pedagógica. A escolha dos conteúdos a serem desenvolvidos nas sequências didáticas, se deu de acordo com sua relevância para a Base Nacional Curricular Comum e a possibilidade se serem colocadas em prática em meu trabalho como professor de Geografia para o terceiro ciclo do Ensino Fundamental e professor Pedagogo para o primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Acredito que a oportunidade de realizar o curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 foi muito importante para minha trajetória pessoal e profissional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação digitalpt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subject.otherSequências didáticaspt_BR
dc.subject.otherPráticas docentespt_BR
dc.subject.otherEducação tecnológicapt_BR
dc.titleEducação digital 3.0: uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação na elaboração de sequências didáticas.pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_andré miranda purisco_turma1_versão final.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.