Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/35948
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Tecnologias digitais e sequência didática: uma proposta pedagógica para os anos iniciais do ensino fundamental |
Authors: | Dirceu Alves dos Santos Junior |
First Advisor: | Eliene de Souza Paulino |
First Referee: | Danielle Gregole Colucci |
Abstract: | O diálogo entre tecnologia e educação permite avançar na inovação pedagógica para a promoção de um processo ensino-aprendizagem significativo por meio de didática e metodologias que ajudem o professor na sua prática e o estudante na sua experiência de aprendizado. As sequências didáticas (SDs), com auxílio das Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (NTDICs), são uma possibilidade de trabalho pedagógico, presencial ou de modo remoto, nesses tempos de mudança e transformação. Assim, essa monografia tem por objetivo desenvolver um trabalho pedagógico nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a partir de sequências didáticas que visam estabelecer uma relação entre desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e uso pedagógico das NTDICs a partir de um diálogo entre tecnologias digitais e educação. Para isso, foram utilizados no desenvolvimento das cinco sequências didáticas aqui apresentadas, recursos e ferramentas digitais, como aplicativos, objetos de aprendizagem, redes sociais, plataformas, entre outros. Com a pandemia, o potencial de SDs associadas às NTDICs no Ensino Remoto Emergencial foi evidenciado, entretanto, ainda não foi possível aplicar e obter resultados a partir desse material. No processo de criação das SDs, foi marcante o crescimento profissional na práxis pedagógica, particularmente do planejamento, qualidade da intervenção no processo de aprendizagem dos estudantes, organização e elaboração das atividades e na forma de avaliar. Além disso, o trabalho sublinha a descoberta das redes sociais enquanto ferramentas e recursos para a educação. |
Abstract: | The dialogue between technology and education allows advancing pedagogical innovation to promote a teaching-learning process through didactics and methodologies that help the teacher in his practice and the student in his experience of learning. With the help of the New Digital Information and Communication Technologies, the didactic sequences are a possibility of pedagogical work for a face-to-face or online course, in these times of change and transformation. So, the objective of this monograph is to develop pedagogical work in the initial grades of Elementary Education, based on didactic sequences that aim to establish a relationship between the development of the teaching-learning process and the pedagogical use of New Digital Information and Communication Technologies based on a dialogue between digital technologies and education. For that, they were used in the development of the five didactic sequences presented here, digital resources and tools, such as mobile applications, learning objects, social networks, platforms, among others. With the pandemic of the new coronavirus, the potential of didactic sequences associated with New Information and Communication Technologies in Emergencial Remote Teaching has been evidenced, however, it has not yet been possible to apply and obtain results from this material. In the process of creating the didactic sequences, professional growth in pedagogical praxis was remarkable, particularly in relation to planning, quality of intervention in the students' learning process, organization and elaboration of activities and in the way of evaluating. In addition, the work highlights the discovery of social networks as tools and resources for education. |
Subject: | Educação - Inovações tecnológicas Ensino fundamental Ensino e aprendizagem |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35948 |
Issue Date: | 12-Dec-2020 |
Appears in Collections: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
33 Monografia Dirceu - versão final.pdf | Monografia Especialização Dirceu Alves dos Santos Junior | 1.96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.