Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35954
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Felipe Sales de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0425628894675507pt_BR
dc.contributor.referee1Leandra de Castro Gonzaga Figueirópt_BR
dc.creatorRosinalva Almeida Santos de Jesuspt_BR
dc.date.accessioned2021-05-12T16:30:12Z-
dc.date.available2021-05-12T16:30:12Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35954-
dc.description.resumoO trabalho apresentado é um portfólio de sequências didáticas, que são um recurso metodológico, com etapas e passo a passo bem organizados e ligados com o uso das tecnologias digitais. Consta também o memorial relatando o caminho que percorri até aqui. Contém um total de cinco sequências didáticas, que foram aplicadas em parte ou na totalidade, em uma escola situada no município de Ribeirão das Neves. Durante a elaboração das sequencias didáticas, procurei temas que fossem relevantes para a vida das crianças, trabalhando em grupos, orientando-as a aprenderem a se comunicar, e para isto, utilizaram cartazes, reportagens, convites, vídeos, áudios, fotografias, jogos e escrita de notícias, com ajuda das tecnologias digitais e os diversos recursos e possibilidades que elas nos oferecem e que podem tornar as aulas mais atraentes e eficazes. Mas, introduzir as tecnologias em aulas numa escola de periferia, onde muitas vezes os recursos são escassos, não é um trabalho fácil, porém um desafio a ser superado. Durante a aplicação das sequências didáticas, mesmo com um planejamento prévio e reserva de espaço, teste de aparelhos e adequações do ambiente, ocorreram alterações de dia ou horário do planejamento. O uso das diversas ferramentas tecnológicas foi de grande importância na vida de cada aluno, pois além do entretenimento que já é bem conhecido deles, pudemos comprovar que as aulas ficaram mais dinâmicas e os alunos, mais autores e produtores do próprio conhecimento. Portanto, é importante buscar novos caminhos, metodologias, investimentos em materiais e até recursos novos, pois tudo isso é capaz de trazer resultados positivos ao espaço escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectMemorialpt_BR
dc.subjectRibeirão das Nevespt_BR
dc.subjectRecursospt_BR
dc.subjectDinâmicapt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamental - Tecnologias digitaispt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamental - Sequências didáticas - Material didáticopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamental - Recursos tecnológicospt_BR
dc.titlePortfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitaispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Portfólio de Sequências Didáticas Utilizando as Tecnologias Digitais.pdf2.66 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons