Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35958
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lívia de Faria Terrapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6654130027085500pt_BR
dc.contributor.referee1Diogo Alves de Faria Reispt_BR
dc.creatorAna Paula Melo Pacheco de Medeirospt_BR
dc.date.accessioned2021-05-13T13:01:45Z-
dc.date.available2021-05-13T13:01:45Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35958-
dc.description.abstractThe work proposes the use of digital technologies in the teaching and learning process. Much was discussed during the course about students' lack of motivation and interest in learning when the teacher works in the classroom using traditional teaching methods. This scenario requires an urgent change and, for this, it is necessary to reflect on the pedagogical practice in the modern world and to understand the new ways of living, relating, teaching and learning in the digital age. The knowledge about the digital technologies available in the school and the ones that the students have, can help in the elaboration of pedagogical activities in which the teacher instigates the students' curiosity about a certain content or skill to be developed. The technological tools, which appear at all times, assist the teacher in the development of his work and allow interactivity and access to information inside and outside the classroom. The present work proposes the use of Didactic Sequences that are composed of diverse organized activities, with constant challenges, and that value the students' previous knowledge, stimulating curiosity and interest. The five Didactic Sequences presented were elaborated after the study of each discipline offered in the course. The technological tools used in each sequence were chosen according to the students' interest, material availability and age group. Some sequences were successfully performed at school and others will still be used. All of them can be adapted to other content and other age groups.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho propõe a utilização das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Muito se debateu durante o curso acerca da falta de motivação e interesse dos alunos em aprender quando o professor trabalha na sala de aula utilizando métodos tradicionais de ensino. Este cenário necessita de uma mudança urgente e, para tanto, é necessária a reflexão a respeito da prática pedagógica no mundo moderno e a compreensão das novas formas de viver, se relacionar, ensinar e aprender na era digital. Os conhecimentos acerca das tecnologias digitais disponíveis na escola e das que os alunos dispõe, podem auxiliar na elaboração de atividades pedagógicas em que o professor instiga a curiosidade dos alunos a respeito de determinado conteúdo ou habilidade a ser desenvolvida. As ferramentas tecnológicas, que surgem a todo instante auxiliam o professor no desenvolvimento de seu trabalho e permitem a interatividade e o acesso à informação dentro e fora da sala de aula. O presente trabalho propõe a utilização de Sequências Didáticas que são compostas de atividades diversas organizadas, com desafios constantes, e que valorizam os conhecimentos prévios dos alunos, estimulando a curiosidade e o interesse. As cinco Sequências Didáticas apresentadas foram elaboradas após o estudo de cada disciplina ofertada no curso. As ferramentas tecnológicas utilizadas em cada sequência foram escolhidas conforme o interesse, a disponibilidade material e a faixa etária dos alunos. Algumas sequências foram realizadas com êxito na escola e outras ainda serão utilizadas. Todas elas podem ser adaptadas a outros conteúdos e a outras faixas etárias.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectFerramentas tecnológicaspt_BR
dc.subject.otherTecnologias digitaispt_BR
dc.subject.otherSequências didáticas - Material didáticopt_BR
dc.subject.otherEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titlePortfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitaispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC definitivo normalizado.pdfPortfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais8.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.