Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35971
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eulálio Marques Borgespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6182177550491307pt_BR
dc.contributor.referee1Luiza Santana Chavespt_BR
dc.creatorÍcaro José Florindo Serra Vieira de Souzapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0666937091051157pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-14T16:45:49Z-
dc.date.available2021-05-14T16:45:49Z-
dc.date.issued2020-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35971-
dc.description.abstractThis monograph deals with the use of technologies in the midst of teaching practice, more specifically the use of Information and Communication Technologies (ICT), in order to promote dynamic and contemporary teaching that is attentive to the current needs of students in elementary and high school. The instruments used as a bridge between traditional teaching practices and technological education were didactic sequences related to the Portuguese subject, since its use facilitates the insertion of ICT in teaching, helping its use by teachers that have not familiarity with these technologies. Five didactic sequences are presented involving educational games, infographics, slide shows, social networks and video sharing platforms. It is concluded, based on the work exposed here, that, in fact, there is a need to adapt teaching practices to a new reality in which the real and virtual spaces are amalgamated, with teachers and educational institutions making it possible by using a reachable educational model.pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia trata do uso das tecnologias em meio à prática docente, mais especificamente o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), no intuito de promover um ensino dinâmico, contemporâneo e atento às necessidades atuais dos alunos das instituições de ensino fundamental e médio. Os instrumentos utilizados como ponte entre as práticas tradicionais de ensino e a educação tecnológica foram sequências didáticas relativas à disciplina de Língua Portuguesa, uma vez que o seu uso facilita a inserção das TIC no ensino, favorecendo seu desenvolvimento por parte de docentes que não possuam familiaridade com as tecnologias abordadas. São apresentadas cinco sequências didáticas envolvendo jogos educativos, infográficos, apresentação de slides, redes sociais e plataformas de compartilhamento de vídeo. Conclui-se, a partir do trabalho aqui exposto, que, de fato, existe a necessidade de adequar as práticas de ensino a uma nova realidade na qual os espaços real e virtual se amalgamam, cabendo aos docentes e às instituições de ensino utilizar de procedimentos possíveis nesse intuito.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subject.otherSequências didáticaspt_BR
dc.subject.otherEducação tecnológicapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Ensino médiopt_BR
dc.titleTecnologia e educação: o uso das tecnologias da comunicação e informação em sequências didáticaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO o uso das tecnologias da informação e.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons