Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/36082
Type: | Tese |
Title: | O grupo cultural Yuyachkani e as múltiplas tessituras do discurso cênico: a teatralidade, a performatividade e a desmontagem |
Authors: | Antonio Alves Barbosa Mello Neto |
First Advisor: | Ernani de Castro Maletta |
First Co-advisor: | Mara Lucia Leal |
First Referee: | Ana Cristina Colla |
Second Referee: | Narciso Larangeira Telles da Silva |
Third Referee: | Marcos Antônio Alexandre |
metadata.dc.contributor.referee4: | Sara del Carmen Rojo de La Rosa |
metadata.dc.contributor.referee5: | Mônica Medeiros Ribeiro |
Abstract: | A pesquisa desenvolvida para a elaboração dessa tese teve como objetivo abordar as noções de teatralidade, de performatividade e de desmontagem cênica, bem como seus possíveis desdobramentos sobre a cena do grupo peruano Yuyachkani. Em função das significativas transformações que impactaram a criação e o pensamento teatrais a partir do século XX, discussões sobre essas noções se mostram imprescindíveis, em particular no que diz respeito à poética da Desmontagem Cênica, ainda pouco explorada academicamente e da qual o Yuyachkani é uma importante referência. Para tanto, como procedimentos metodológicos, foram realizados uma revisão da literatura sobre os conceitos em questão e sobre o grupo peruano, bem como uma entrevista de campo com seu diretor Miguel Rubio Zapata. |
Abstract: | The research developed for the elaboration of the present thesis aimed to approach the notions of theatricality, performativity and Scenic Disassembly, as well as its possible reverberations on the scene of the peruvian group Yuyachkani. Due to the significant transformations that impacted the creation and the theatrical thoughts since the 20 century, discussions about these notions have shown themselves as essential, particularty in what concerns the poetic of the scenic disassembly, still underexplored academically and of which the Yuyachkani is a important reference. Therefore, as methodological procedures, a literature review was carried out on the concepts in question and on the Peruvian group, as well as a field interview with its director Miguel Rubio Zapata. |
Subject: | Grupo Cultural Yuyachkani Representação teatral Performance (Arte) Teatro e sociedade Plateias de teatro Artes cênicas Teatro - Séc. XX-XXI |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Rights: | Acesso Restrito |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/36082 |
Issue Date: | 10-Feb-2020 |
metadata.dc.description.embargo: | 10-Feb-2022 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
........TESE UFMG 2020.......pdf | 2.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License