Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/36082
Tipo: | Tese |
Título: | O grupo cultural Yuyachkani e as múltiplas tessituras do discurso cênico: a teatralidade, a performatividade e a desmontagem |
Autor(es): | Antonio Alves Barbosa Mello Neto |
Primeiro Orientador: | Ernani de Castro Maletta |
Primeiro Coorientador: | Mara Lucia Leal |
Primeiro membro da banca : | Ana Cristina Colla |
Segundo membro da banca: | Narciso Larangeira Telles da Silva |
Terceiro membro da banca: | Marcos Antônio Alexandre |
Quarto membro da banca: | Sara del Carmen Rojo de La Rosa |
Quinto membro da banca: | Mônica Medeiros Ribeiro |
Resumo: | A pesquisa desenvolvida para a elaboração dessa tese teve como objetivo abordar as noções de teatralidade, de performatividade e de desmontagem cênica, bem como seus possíveis desdobramentos sobre a cena do grupo peruano Yuyachkani. Em função das significativas transformações que impactaram a criação e o pensamento teatrais a partir do século XX, discussões sobre essas noções se mostram imprescindíveis, em particular no que diz respeito à poética da Desmontagem Cênica, ainda pouco explorada academicamente e da qual o Yuyachkani é uma importante referência. Para tanto, como procedimentos metodológicos, foram realizados uma revisão da literatura sobre os conceitos em questão e sobre o grupo peruano, bem como uma entrevista de campo com seu diretor Miguel Rubio Zapata. |
Abstract: | The research developed for the elaboration of the present thesis aimed to approach the notions of theatricality, performativity and Scenic Disassembly, as well as its possible reverberations on the scene of the peruvian group Yuyachkani. Due to the significant transformations that impacted the creation and the theatrical thoughts since the 20 century, discussions about these notions have shown themselves as essential, particularty in what concerns the poetic of the scenic disassembly, still underexplored academically and of which the Yuyachkani is a important reference. Therefore, as methodological procedures, a literature review was carried out on the concepts in question and on the Peruvian group, as well as a field interview with its director Miguel Rubio Zapata. |
Assunto: | Grupo Cultural Yuyachkani Representação teatral Performance (Arte) Teatro e sociedade Plateias de teatro Artes cênicas Teatro - Séc. XX-XXI |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/36082 |
Data do documento: | 10-Fev-2020 |
Término do Embargo: | 10-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
........TESE UFMG 2020.......pdf | 2.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons