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dc.contributor.advisor1Melissa Etelvina Oliveira Rochapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2254951295973568pt_BR
dc.contributor.referee1Kleumanery de Melo Barbozapt_BR
dc.creatorCléia Márcia Venâncio de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-31T18:34:22Z-
dc.date.available2021-05-31T18:34:22Z-
dc.date.issued2020-03-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36207-
dc.description.abstractTeaching art at school is a major challenge, especially in high school, and the use of digital media is a topic that is gaining ground in Brazilian education. With the rise of new media, the teaching and learning process requires a new review of concepts and a new positioning for the studies of integrated art. In this context, the present research presents an investigation whose main objective is to understand how the use of digital media can contribute as an educational method in visual arts in high school and to identify which other tools that, associated with this resource, can favor the teaching performance. A brief explanation of art teaching in Brazil will be presented, a survey of important issues contained in the Common Curricular National Base for art education in high school, as well as the presentation of practical experiences lived by the author and the suggestion of practical activities mediated by use of digital media. The methodology consists of conducting a bibliographic survey, which allows the consultation of various literatures related to the subject under study, articles published on the internet and that will enable the theoretical foundation of this work, associated with the report of personal experiences.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de arte na escola é um grande desafio, sobretudo no ensino médio, e o uso das mídias digitais é tema que vem ganhando espaço na educação brasileira. Com a ascensão das novas mídias, o processo de ensino e aprendizagem requer uma nova revisão de conceitos e um novo posicionamento dos estudos da arte integrada. Neste contexto, a presente pesquisa apresenta uma investigação cujo principal objetivo é compreender como o uso das mídias digitais pode contribuir como método educacional em artes visuais no ensino médio e identificar quais outras ferramentas que, associadas a esse recurso, podem favorecer a atuação docente. Será apresentada uma breve explanação acerca do ensino de arte no Brasil, um levantamento sobre questões importantes contidos na Base Nacional Comum Curricular para o ensino de arte no ensino médio, bem como a apresentação de experiências práticas vivenciadas pela autora e sugestão de atividades práticas mediadas pelo uso das mídias digitais. A metodologia consiste na realização de um levantamento bibliográfico, o qual propicia a consulta de várias literaturas relativas ao assunto em estudo, artigos publicados na internet e que possibilitarão a fundamentação teórica desse trabalho, associado ao relato de experiências pessoais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectMídiaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherMídia digitalpt_BR
dc.titleO uso das mídias digitais como mediadoras do processo de ensino e aprendizagem de artes visuais no ensino médiopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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