Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36261
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Junot de Oliveira Maiapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9606848154032239pt_BR
dc.contributor.referee1Luciana de Oliveira Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Érika Amâncio Caetanopt_BR
dc.contributor.referee3Vicente Aguimar Parreiraspt_BR
dc.creatorTiago Ruas Dieguezpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5125640962243560pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-02T18:09:44Z-
dc.date.available2021-06-02T18:09:44Z-
dc.date.issued2021-01-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36261-
dc.description.abstractIn this teaching project, I seek to offer subsidies to Law professionals for the approach to multimodal literary reading, as well as literary text production in a digital environment. In addition, I hope to contribute to theoretical and practical support for the execution of interaction dynamics through collaborative writing among learners. Therefore, the teaching project is intended for the teacher’s work with adult apprentices within the scope of professional qualification or initial and continuous training in Law. As a suggestion for reading and literary analysis, I chose some of Andréa Pachá's chronicles, as well as a photographic series by Eduardo Santos and a live video stream transmitted by journalist André Trigueiro. At a later stage, teachers should ask students to write chronicles. The project's theoretical framework is the concept of multiliteracies, a notion related to a pedagogical praxis that is aware of its social and ideological aspects, as well as the power relations that permeate teaching and learning. In the context of the available technologies in our society, the notion of multiliteracies relates especially to the idea of multimodal and digital literacies. The main points of this teaching project are therefore discursive genres, chronicles, textual analysis, multimodal reading and writing in digital environments, digital tools, creative writing, and collaborative writing.pt_BR
dc.description.resumoNeste projeto didático, busco oferecer subsídios para a leitura e a produção de textos literários, multimodais e em ambiente digital, além de suporte teórico e prático para a realização de atividades didáticas de interação, mediante escrita colaborativa, entre profissionais da área do Direito. Portanto, o projeto didático destina-se ao trabalho do professor com aprendizes no âmbito da qualificação profissional ou formação inicial e continuada (FIC) no Direito. Como sugestão para leitura e análise literária pelos alunos, foram escolhidas crônicas da escritora Andréa Pachá, uma série fotográfica de Eduardo Santos e um vídeo de live transmitida pelo jornalista André Trigueiro. Numa etapa posterior, os alunos são orientados a escrever textos do gênero da crônica. O pano de fundo teórico deste projeto é o conceito dos multiletramentos, noção relacionada a uma práxis pedagógica consciente de seu aspecto social e ideológico, além das relações de poder que perpassam o ensino e a aprendizagem. A noção de multiletramentos relaciona-se, no contexto das tecnologias disponíveis e utilizadas em nossa sociedade, com a ideia de letramentos multimodais e digitais. Os pontos centrais do projeto didático são, assim, o trabalho com os gêneros discursivos, sobretudo a crônica, a análise textual, a leitura e a escrita multimodais e em ambiente digital, o uso de ferramentas digitais, a escrita criativa e a escrita colaborativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/pt/*
dc.subjectProjeto didáticopt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectLetramentos literáriospt_BR
dc.subjectLetramentos multimodaispt_BR
dc.subjectEscrita colaborativapt_BR
dc.subjectLetramentos digitaispt_BR
dc.subjectTecnologias digitais da informação e da comunicaçãopt_BR
dc.subjectFormação inicial e continuada no Direitopt_BR
dc.subject.otherMaterial didáticopt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherColaboração onlinept_BR
dc.subject.otherTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.otherDireito – Estudo e ensino (Educação permanente)pt_BR
dc.titleLer e escrever no Direito: práticas digitais de leitura e escrita literária colaborativapt_BR
dc.title.alternativeReading and writing in Law: digital reading practices and collaborative literary writingpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1641-3945pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ler_e_escrever_no_Direito_Tiago_Dieguez_2021.pdfLer e escrever no Direito - práticas digitais de leitura e escrita literária colaborativa - 2021 - Tiago Dieguez - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Linguagem, Tecnologia e Ensino da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. - Orientador: Prof. Dr. Junot de Oliveira Maia1.84 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons