Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36321
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paulo Henrique de Queiroz Nogueirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8909526439792166pt_BR
dc.contributor.referee1Cláudio Eduardo Resende Alvespt_BR
dc.contributor.referee2Pâmela Suélli da Motta Estevespt_BR
dc.contributor.referee3Vinícius da Silva Líriopt_BR
dc.creatorThales do Amaral Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6299187473846688pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-04T18:56:15Z-
dc.date.available2021-06-04T18:56:15Z-
dc.date.issued2020-12-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36321-
dc.description.resumoIsto é um plano de subversão! Precisamos garantir que as pessoas LGBTQIA+ ingressem e permaneçam na escola e entendemos que o diálogo é um caminho possível. As escolas têm se mostrado como um espaço de reprodução das desigualdades de gênero e sexualidade. Essa pesquisa se propôs a compreender como essa desigualdade tem ocorrido, de que forma pessoas LGBTQIA+ tem resistido às violências, assim como identificar os elementos no percurso escolar que as auxiliam na construção de uma resistência, utilizando como referência teórico autoras e autores pós-estruturalistas. Por meio de uma cartografia, que explorou essas questões dentro de uma escola pública de Belo Horizonte, com entrevistas e análises do seu cotidiano, foi possível, por um lado, construir uma interpretação sobre as identidades das pessoas LGBTQIA+ no ambiente escolar; e, por outro lado, localizamos dimensões do ambiente escolar um conjunto de fatores sociais que influenciam como elas trabalham as questões de gênero e sexualidade na educação. A categoria Bullying se mostrou como uma possível estratégia para garantir que as conversas sobre as identidades de gênero e orientações sexuais com discentes, docentes e demais profissionais da escola venham a ocorrer, permitindo um diálogo educativo entre a escola e os que nela trabalham e estudam. Com esses achados foi possível a construção de um Ciclo de Oficinas Pedagógicas a serem disponibilizadas para jovens do Ensino Médio, propomos uma resistência, uma nova forma de se pensar o lugar LGBTQIA+ dentro da sala de aula. As paradas do orgulho LGBTQIA+ dentro das escolas é uma metáfora para mostrar como símbolos e elementos LGBTQIA+ ampliam as possibilidades dessas identidades permanecerem nesses espaços, tornando a escola o mais diverso, inclusive para pessoas heterocisgênero.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação - Relações de gêneropt_BR
dc.subject.otherIdentidade sexual na educaçãopt_BR
dc.subject.otherDiscriminação de sexo na educaçãopt_BR
dc.subject.otherSociologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherHomossexualidadept_BR
dc.subject.otherSexo - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherBullyingpt_BR
dc.subject.otherBullying nas escolaspt_BR
dc.subject.otherViolência escolarpt_BR
dc.titleToda escola deveria ter uma parada do orgulho LGBTQIA+ que a ajudasse a sair do armário e a enfrentar o Bullying com motivação LGBTfóbicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thales Dissertacao PUBLICAÇÃO.pdf2.83 MBAdobe PDFView/Open
Ciclo de Oficinas_Nossa Escola Saiu do Armário.pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons