Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36324
Type: Dissertação
Title: Estudo do livro de compromisso da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Vila Rica (1750) com base em métodos físicos e análise de antigos tratados de pintura
Authors: Mônica Grôppo Parma
First Advisor: Heloisa de Oliveira Beraldo
First Co-advisor: Isolda Maria de Castro Mendes
First Referee: Cynthia Lopes Martins Pereira
Second Referee: Renato Pereira de Freitas
Abstract: A área de Conservação e Restauração de Bens Culturais engloba saberes multidisciplinares, a exemplo de análises documentais históricas e análises científicas. Antes que uma obra do patrimônio passe por qualquer processo de intervenção é necessário que a priori haja um estudo técnico a seu respeito, como por exemplo a determinação do suporte, a identificação da técnica, dos materiais pictóricos utilizados e dos possíveis processos de degradação presentes na obra em estudo. Um bem cultural de grande importância para a História do Estado de Minas Gerais são os chamados Livros de Compromisso das Irmandades Religiosas produzidos entre os séculos XVIII e XIX. Como essas Irmandades eram mecenas da arte, além do âmbito religioso, as decorações presentes nesses livros são capazes de refletir a cultura, as práticas e os comportamentos sociais predominantes na época. Existe hoje um diminuto número de estudos científicos referentes à identificação dos materiais colorantes utilizados na ornamentação desses manuscritos, gerando, como consequência, uma lacuna de dados concretos sobre o estado de conservação desses livros, a produção e a manipulação de materiais artísticos. Desse modo, no presente trabalho foram realizadas análises históricos documentais de um manual de escrita (5 – Nova Escola para Aprender a Ler, Escrever, e Contar) e sete tratados de pintura (1 – Il Libro dell’Arte; 2 – Vidas dos Artistas; 3 – Arte da Pintura, Symmetria, E Perspectiva; 4 – Breve Tratado de Iluminação; 6 – The Handmaid to the Arts Teaching; 7 – Segredos Necessarios para os Officios, Artes, e Manufacturas, e para Muitos Objetos Sobre a Economia Domestica e 8 – Breve Tratado de Miniatura) e análises físicas por fluorescência de raios X por dispersão de energia e espalhamento de luz Raman do livro de compromisso da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Vila Rica, datado de 1750 e pertencente ao Arquivo Histórico da Paróquia do Pilar, na cidade de Ouro Preto – MG, Brasil. Os adornos e as miniaturas presentes nesses manuscritos são fruto de um trabalho minucioso e detalhado, onde foi possível identificar materiais colorantes de origem orgânica (índigo e negros de carbono) e inorgânica (azurita, ocres de ferro, vermelhão e prussiatos). Através da análise conjunta das duas técnicas científicas e da análise documental também foi possível inferir o emprego de lacas orgânicas. Os escritos em marrom desse livro foram feitos com tinta ferrogálica, ao passo que os escritos em vermelho foram realizados com vermelhão. Misturas de pigmentos para a produção das tintas usadas nas miniaturas desse manuscrito foram frequentemente detectadas, como por exemplo a cor verde, presente em todo o livro e que foi composta a partir de pigmentos azuis e amarelos. Ao longo do manuscrito foram encontrados três tipos de materiais metálicos para decoração, identificados como sendo ouro em folha, prata e latão em concha, que foram aplicados sem a utilização do bolo armênio como base de preparação. Nas áreas de douramento com latão foi ainda possível observar visualmente manchas verdes e escuras devidas à migração de íons cobre. Através da análise por espalhamento de luz Raman foi determinado o emprego de uma mistura das técnicas de pintura a têmpera e aquarela, utilizando os aglutinantes clara de ovo, goma arábica e cera de abelha. Essa técnica também permitiu a identificação de uma gama de compostos pertencentes à classe dos prussiatos, como o azul da Prússia, Berlin green, Berlin white e Na-prussian white, encontrados como uma mistura em tintas azul, verde e roxa. Além disso, foi verificado indício de restauração nesse manuscrito a partir da identificação do pigmento ftalocianina de cobre, descoberto apenas no século XX. Com exceção deste último, todos os compostos identificados pelas análises científicas estão de acordo com os citados em sete tratados de pintura dos séculos XV-XVIII. A partir da análise desses tratados, observou-se uma grande polissemia em torno dos nomes dos pigmentos, de modo que foi fundamental a interpretação científica de suas receitas, aliada a uma análise histórica dos seus usos. Sendo assim, do presente trabalho pode-se concluir que o artífice responsável pela pintura do livro de compromisso estudado tinha domínio da técnica de pintura em miniatura, foi possível inferir a ocorrência de um processo de restauração e evidenciar a importância de uma abordagem multidisciplinar para o estudo de obras do patrimônio.
Abstract: Conservation and restoration of Cultural Heritage encompass multidisciplinary knowledge, such as historic documental and scientific analysis. Before any intervention in the Cultural Heritage work it is necessary an a priori technical study, to determine the support, to identify the technique and the employed pictorial material, as well as to evidence the degradation processes that are present in the piece of art in question. Livros de Compromisso das Irmandades Religiosas (Commitment Books of Religious Brotherhoods, free translation), written in the 18th and 19th century in the state of Minas Gerais, Brazil, are cultural assets of great importance. Besides the religious scope, these brotherhoods were patrons of the arts. From the study of the ornamentations in these books, it is possible to investigate some aspects of the cultural and social practices predominant at the time. There are few works on the identification of the dye materials used in the ornamentation of these manuscripts, which result in a lack of data on the production and manipulation of these materials, as well as on the conservation status of these books. Therefore, in the present work historical documentary analyses of one writing manual (5 – Nova Escola para Aprender a Ler, Escrever, e Contar) and seven painting treatises (1 – Il Libro dell’Arte; 2 – Vidas dos Artistas; 3 – Arte da Pintura, Symmetria, E Perspectiva; 4 – Breve Tratado de Iluminação; 6 – The Handmaid to the Arts Teaching; 7 – Segredos Necessarios para os Officios, Artes, e Manufacturas, e para Muitos Objetos Sobre a Economia Domestica and 8 – Breve Tratado de Miniatura) were performed, along with an analysis based on energy dispersive X-ray fluorescence and Raman spectroscopy of the book Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Vila Rica, written in 1750 and belonging to the Historical Archive of Paróquia do Pilar, in the city of Ouro Preto, Minas Gerais, Brazil. The adornments and miniatures in this manuscript resulted from a detailed and thorough work, and it was possible to identify organic (indigo and carbon black) and inorganic (azurite, iron ochers, vermilion and prussides) dye materials. Through the joint analysis of both scientific techniques used and the documentary analysis, it was also possible to infer the use of organic lakes. The brown dye used in the written parts of the book was made with iron gall ink, while the writings in red were made with vermilion. Pigment mixtures were often employed in the inks used in the miniatures of this manuscript, such as the green color, present throughout the book, which was composed of blue and yellow pigments. Three types of metallic materials were found along the manuscript, namely leaf gold, silver and shell brass, which were applied without Armenian bole as a base for the preparation. In the brass gilding areas, it was possible to visualize green spots due to migration of copper ions. Raman spectroscopy analysis suggests that a mixture of tempera and watercolor painting techniques was employed using egg white, gum Arabic and beeswax as binders. It was also possible to identify several prussides compounds, such as Prussian blue, Berlin green, Berlin white and Na-Prussian white, found mixed in blue, green and purple inks. Besides, evidence of restauration was also found from the identification of copper phthalocyanine, a compound discovered in the 20th century. All the identified materials, except copper phthalocyanine, are in accordance with the descriptions of the eight studied painting treatises from the 15th to 18th century. Analyses of the painting treatises, revealed a great level of polysemy among the pigment’s names, and the determination of their composition was based in the scientific understanding of the inks and materials, combined with a historical analysis of their uses. Our results suggests that the artist was an expert in the techniques of miniature painting. We also demonstrated that the book underwent restoration and demonstrated the relevance of a multidisciplinary approach in the study of Cultural Heritage works.
Subject: Química inorgânica
Iluminuras de livros e manuscritos - Conservação e restauração
Raman, Espectroscopia de
Fluorescência de raio X
Espectroscopia de fluorescência
Pigmentos
Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Vila Rica, MG)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Química
Rights: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36324
Issue Date: 27-Apr-2021
metadata.dc.description.embargo: 27-Apr-2023
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