Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36326
Type: Monografia (especialização)
Title: Educação inclusiva: promovendo o acesso à educação para todos
Authors: Simone Regina Joaquim
First Advisor: Marcellus Henrique Rodrigues Bastos
First Referee: Josana Costa Ferreira Lopes
Second Referee: Weverton Eugênio Coelho
Abstract: Resumo do Projeto de Intervenção Este Projeto de Intervenção tem como objetivo analisar a Educação Inclusiva ofertada na Escola Estadual Professora Conceição Hilário, situada na rua Rio Verde, número 120, bairro Riacho das Pedras, Contagem/MG. Para alcançar os objetivos deste trabalho foi feita uma pesquisa investigativa, leitura e análise do Plano de Desenvolvimento Individual do Aluno (PDI), que descreve todos os seus dados, tipos de deficiências, planejamento anual da proposta curricular prevista no Projeto Pedagógico e os avanços alcançados no desempenho escolar. Foi feita também, entrevista com os professores de Atendimento Educacional Especializado – AEE por meio de um questionário (pesquisa qualitativa), abordando as dificuldades enfrentadas por estes profissionais e as mudanças que a escola necessita fazer para se tornar mais inclusiva. Foi verificado ainda, que a escola não está adequada para atender alunos deficientes físicos porque não recebe recursos financeiros suficientes do Governo Federal para realizar as devidas adaptações. Para dar suporte às informações apresentadas, foram utilizados conceitos e citações de diversos autores de artigos publicados sobre o assunto e também a consulta do manual de orientações sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE. Observa-se que a escola enfrenta grandes desafios ao oferecer o acesso à Educação Inclusiva de qualidade para minimizar os impactos causados por diferentes condições dos estudantes.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superior
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36326
Issue Date: 14-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdf538.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.