Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36337
Type: Monografia (especialização)
Title: Inclusão escolar e transtornos do espectro do autismo : uma revisão bibliográfica de propostas para a inclusão
Other Titles: School inclusion and autism spectrum disorder : a bibliographic review of propositons to inclusion
Authors: Rafael da Costa Silva
First Advisor: Jardel Sander da Silva
First Referee: Adriana Araújo Pereira Borges
Second Referee: Thais Porlan de Oliveira
Abstract: O presente estudo realizou uma revisão bibliográfica sistemática com o objetivo de buscar e analisar artigos que apresentassem possibilidades práticas da inclusão escolar de sujeitos com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo dentro da atual conjuntura brasileira. Para isso foi utilizada para coleta a base de dados SciELO, devido ao seu livre acesso e por condensar estudos de pesquisadores brasileiros. A pesquisa inicial teve como resultado 13 estudos, dos quais apenas 4 se enquadraram nos critérios estabelecidos de localização, atualidade e de se pautar na investigação de alguma prática inclusiva. Foi possível perceber a partir desse esforço de revisão além da escassez de investigações efetivas de tecnologias para inclusão um grande foco na formação de pais e do corpo docente, individualizando muitas vezes a responsabilidade sobre a inclusão escolar desses sujeitos, efeito notavelmente ligado ao processo político-econômico brasileiro de adequação ao neoliberalismo. Além de um deslocamento entre a formulação dos estudos e a aplicabilidade das tecnologias e ferramentas.
Abstract: The present study carried out a systematic bibliographic review in order to search and analyze articles that presented practical possibilities for the school inclusion of subjects diagnosed with Autism Spectrum Disorder within the current Brazilian context. For this, the SciELO database was used for search, due to its free access and for gather studies by Brazilian researchers. The initial research resulted in 13 studies, of which only 4 met the established criteria of location, topicality and investigation of some inclusive practice. It was possible to perceive from this review effort, in addition to the scarcity of effective investigations of technologies for inclusion, a great focus on the education of parents and the teaching staff, often individualizing the responsibility for the school inclusion of these subjects, an effect notably linked to the Brazilian political-economic model of adaptation to neoliberalism. In addition to a distance between the formulation of studies and the applicability of technologies and tools.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36337
Issue Date: 14-Mar-2020
Appears in Collections:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Rafael da Costa Silva.pdf758.3 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons