Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36346
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Adriana Araújo Pereira Borgespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9946652387882951pt_BR
dc.contributor.referee1Liubiana Arantes de Araújopt_BR
dc.contributor.referee2Cláudia Cardoso Martinspt_BR
dc.creatorLuciana Paula de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2343948597272645pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-05T10:19:32Z-
dc.date.available2021-06-05T10:19:32Z-
dc.date.issued2020-03-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36346-
dc.description.abstractThis work is a case study that aims to understand the sense of self-efficacy reported by five teachers of children with autism, in a School of Early Childhood Education in the city of Belo Horizonte. Initially, the concept of Autism Spectrum Disorder (ASD), its characteristics and its manifestation in early childhood are presented. Subsequently, the concept, legislation, objectives and main characteristics of Early Childhood Education are presented as a privileged space to provide the integral development of children aged up to 5 years. In briefly addressing the legislation of Inclusive Education in Brazil, the role of the teacher is highlighted in its importance and in its challenges for an effective performance with regard to the inclusion of children with autism. Based on the Sense of self-efficacy, formulation present in Albert Bandura's Social Cognitive Theory, data collected in interviews with the teachers are presented and analyzed according to the emerging contents and categories such as: initial and continuing education, previous experience, feelings, behaviors in the face of challenges and motivation to seek support. Finally, the discussion and results are presented, seeking to understand from the perspective of human functioning, analyzing the speeches in the aspects of direct personal agency, delegated agency and collective agency, keeping the focus on the teachers' self-efficacy belief.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é um estudo de caso que tem como objetivo compreender qual o senso de autoeficácia relatado por cinco professoras de crianças com autismo, em uma Escola de Educação Infantil do município de Belo Horizonte. Inicialmente é apresentado o conceito de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), suas características e sua manifestação na primeira infância. Posteriormente é apresentado o conceito, legislação, objetivos e principais características da Educação Infantil como espaço privilegiado para proporcionar o desenvolvimento integral das crianças de até 5 anos. Ao abordar brevemente a legislação da Educação Inclusiva no Brasil, o papel do professor é destacado em sua importância e em seus desafios para uma atuação efetiva no que diz respeito à inclusão de crianças com autismo. Embasado no Senso de autoeficácia, formulação presente na Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura, dados coletados em entrevistas com as professoras são apresentados e analisados de acordo com os conteúdos e categorias emergentes como: a formação inicial e continuada, a experiência anterior, os sentimentos, os comportamentos diante dos desafios e a motivação para busca de apoio. Finalmente apresenta-se a discussão e resultados buscando compreender sob a perspectiva agêntica de funcionamento humano, analisando os discursos nos aspectos da agência pessoal direta, agência delegada e agência coletiva, mantendo o foco na crença de autoeficácia das professoras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSenso de auto eficáciapt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro do autismopt_BR
dc.titleSenso de autoeficácia de professoras de alunos com autismo na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_Senso_Autoeficácia_Luciana_Paula_de_Oliveira.pdf345.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.