Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36443
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bruno Pinheiro Wanderley Reispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6453163441332953pt_BR
dc.contributor.referee1Manoel Leonardo Wanderley Duarte Santospt_BR
dc.contributor.referee2Bruno Wilhelm Speckpt_BR
dc.contributor.referee3Dalson Britto Figueiredo Filhopt_BR
dc.contributor.referee4Rodrigo Rossi Horochovskipt_BR
dc.creatorBruno Fernando da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9543308639361688pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-10T09:53:44Z-
dc.date.available2021-06-10T09:53:44Z-
dc.date.issued2021-04-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36443-
dc.description.resumoEsta tese analisa, a partir de uma perspectiva até então inédita na literatura brasileira, as relações estabelecidas entre dinheiro e voto, tendo como objeto as eleições de 2006 a 2014 ao Senado Federal. Diferentemente da maior parte dos trabalhos empíricos sobre o tema, parte-se do pressuposto de que o financiamento de campanhas e o desempenho em eleições se afetam mutuamente na medida em que as expectativas quanto aos resultados influenciam as arrecadações tanto quanto elas afetam as votações dos competidores. Isso porque, se os doadores de campanha agem estrategicamente visando garantir acesso ao poder, a viabilidade eleitoral dos candidatos deve ser um aspecto fundamental para a escolha de quem será financiado. Igualmente, competidores que arrecadam mais dispõem de mais recursos para investir em marketing, planejamento e estratégias eleitorais que podem garantir uma maior votação. Uma vez que os resultados demonstram uma forte correlação entre as intenções de voto e as receitas eleitorais, discute-se quais são as implicações metodológicas disso para a análise da relação entre dinheiro e voto e propõe-se alternativas para enfrentar o problema da endogenia com base em abordagens de estudos anteriores. Uma possibilidade, que não soluciona o problema da reciprocidade, mas que reduz a superestimação do dinheiro, é controlar adequadamente os modelos com variáveis associadas às receitas e que afetam o voto. Outra possibilidade é de que se empreguem técnicas específicas para o controle da endogenia. Dentre as utilizadas por pesquisas pregressas, optou-se por estimar o efeito do financiamento sobre o desempenho a partir de variáveis instrumentais em regressões de mínimos quadrados em dois estágios (2SLS). Os resultados indicam uma redução de 16% na magnitude do coeficiente estimado para as receitas quando obtidas em dois estágios em comparação ao modelo de mínimos quadrados ordinários (OLS). Mais que isso, os achados sugerem que fatores como concorrer à reeleição e ter sido eleito prefeito anteriormente tinham seu efeito subestimado quando aferidos por OLS. Tomados em conjunto, os resultados implicam na necessidade de empregar variáveis e técnicas adequadas para que se possa compreender o efeito do dinheiro sobre o voto em eleições majoritárias, a partir de modelagens que busquem minimizar os vieses estatísticos causados pela omissão de variáveis e por problemas de endogenia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFinanciamento de campanhaspt_BR
dc.subjectResultados eleitoraispt_BR
dc.subjectIntenção de votopt_BR
dc.subjectEndogeniapt_BR
dc.subjectVariáveis instrumentaispt_BR
dc.titleOs efeitos recíprocos entre dinheiro e voto em eleições para o Senado no Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-7652-6362pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_final_a.pdf2.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.