Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36544
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1João Henrique Ribeiro Barbosapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4001162545733151pt_BR
dc.contributor.referee1Lucia Gouvêa Pimentelpt_BR
dc.creatorAlessandra Alves de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2021-06-23T03:04:08Z-
dc.date.available2021-06-23T03:04:08Z-
dc.date.issued2020-06-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36544-
dc.description.abstractOur relationship with drawing begins in childhood. We grew up hunched over a sheet of paper with a pencil in hand, building the world in our way. Drawing is one of the languages that piques the students' curiosity and, therefore, is widely explored in the classroom. As a teacher, I notice that each child has a different relationship in the construction of the drawing. Therefore, my goal is to develop a didactic proposal aimed at elementary school students that explore drawing in teaching and learning in Visual Arts. This work focuses on readings and research on teaching art with drawing, in addition to teaching experience in the classroom in the final years of elementary school. The methodology is based on art publications and authorial observations and reflections.pt_BR
dc.description.resumoNossa relação com o desenho começa na infância. Crescemos debruçados sobre uma folha de papel com um lápis na mão, construindo o mundo à nossa maneira. O desenho é umas das linguagens que aguça a curiosidade dos alunos e, por isso, é muito explorado em sala da aula. Como professora, observo que cada criança tem uma relação diversa na construção do desenho. Sendo assim, meu objetivo é a elaboração de uma proposta didática voltada para os alunos do Ensino Fundamental II que explore o desenho no ensino/aprendizagem em Artes Visuais. Este trabalho final dá foco às leituras e pesquisa sobre o ensino de Arte com o desenho, além da vivência docente em sala de aula nos anos finais do ensino fundamental. A metodologia tem como referências publicações na área de artes e observações e reflexões autorais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino de artes visuaispt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherDesenhopt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.titleO desenho no ensino/aprendizagem de artes visuais no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - ALESSANDRA ALVES DE OLIVEIRA.pdfTCC - Alessandra Alves de Oliveira1.87 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons