Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/36544
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | João Henrique Ribeiro Barbosa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4001162545733151 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lucia Gouvêa Pimentel | pt_BR |
dc.creator | Alessandra Alves de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-23T03:04:08Z | - |
dc.date.available | 2021-06-23T03:04:08Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-10 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/36544 | - |
dc.description.abstract | Our relationship with drawing begins in childhood. We grew up hunched over a sheet of paper with a pencil in hand, building the world in our way. Drawing is one of the languages that piques the students' curiosity and, therefore, is widely explored in the classroom. As a teacher, I notice that each child has a different relationship in the construction of the drawing. Therefore, my goal is to develop a didactic proposal aimed at elementary school students that explore drawing in teaching and learning in Visual Arts. This work focuses on readings and research on teaching art with drawing, in addition to teaching experience in the classroom in the final years of elementary school. The methodology is based on art publications and authorial observations and reflections. | pt_BR |
dc.description.resumo | Nossa relação com o desenho começa na infância. Crescemos debruçados sobre uma folha de papel com um lápis na mão, construindo o mundo à nossa maneira. O desenho é umas das linguagens que aguça a curiosidade dos alunos e, por isso, é muito explorado em sala da aula. Como professora, observo que cada criança tem uma relação diversa na construção do desenho. Sendo assim, meu objetivo é a elaboração de uma proposta didática voltada para os alunos do Ensino Fundamental II que explore o desenho no ensino/aprendizagem em Artes Visuais. Este trabalho final dá foco às leituras e pesquisa sobre o ensino de Arte com o desenho, além da vivência docente em sala de aula nos anos finais do ensino fundamental. A metodologia tem como referências publicações na área de artes e observações e reflexões autorais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation | Programa Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInt | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Ensino de artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.subject | Proposta didática | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Desenho | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e educação | pt_BR |
dc.title | O desenho no ensino/aprendizagem de artes visuais no ensino fundamental II | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - ALESSANDRA ALVES DE OLIVEIRA.pdf | TCC - Alessandra Alves de Oliveira | 1.87 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License