Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36568
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mário Márcio Machado da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2404882576981060pt_BR
dc.contributor.referee1João da Silva Ferrãopt_BR
dc.contributor.referee2João Gilberto de Andradept_BR
dc.contributor.referee3Mônica Vallone Espósito Marchipt_BR
dc.creatorDemetryus Leandro de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9585131143039219pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-25T15:02:55Z-
dc.date.available2021-06-25T15:02:55Z-
dc.date.issued2020-12-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36568-
dc.description.abstractThe goal of this project was to analyze the economic and market viability of opening a salad bar, a restaurant specialized in salads, in the city of Piumhi, Minas Gerais, through a business plan. The study was carried out in a detailed and rigorous manner in an attempt to determine which steps must be taken to achieve the business purposes, reducing its risks and uncertainties. An extensive bibliographic study was carried out to build a solid basis for this work. Concepts and theories about entrepreneurship and the main aspects of a business plan, such as the definition of products and services, marketing plan, strategic and financial analysis, among others, were key elements for the realization of this project. A comprehensive market research, descriptive and quantitative, was carried out to identify the opportunities of this new business and to know the characteristics of the consumer market and, thus, better define the company's positioning. Qualitative analyzes of the competition were also carried out, using the Hidden Client technique, to get to know the main competitors of this new venture, their strengths and weaknesses and their actions in the region. Finally, interviews were also carried out with entrepreneurs from Belo Horizonte, who work in the healthy food segment, as well as horticultural suppliers from Piumhi and its environs, to support important decisions on this business. This entire study and construction process of the business plan allowed determining the feasibility of the enterprise in the face of the consumer market, its competitors, the financial analysis and the positioning and expansion strategies estimated to achieve the determined purposes and objectives.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi analisar a viabilidade econômica e mercadológica da abertura de uma saladeria, um restaurante especializado em saladas, na cidade de Piumhi, Minas Gerais, por meio de um plano de negócios. O estudo foi realizado de maneira detalhada e rigorosa na tentativa de se determinar quais os passos que devem ser dados para que os propósitos do negócio sejam alcançados, diminuindo os seus riscos e incertezas. Foi realizado um amplo estudo bibliográfico a fim de se construir uma base sólida para esse trabalho. Conceitos e teorias sobre empreendedorismo e sobre os principais aspectos de um plano de negócios, como definição de produtos e serviços, plano de marketing, análise estratégica e financeira, dentre outros, foram peças-chave para a realização desse projeto. Uma extensiva pesquisa de mercado, descritiva e quantitativa, foi realizada a fim de se identificar as oportunidades desse novo negócio e conhecer as características do mercado consumidor e assim, definir melhor o posicionamento da empresa. Foram realizadas também análises qualitativas da concorrência, por meio da técnica do Cliente Oculto, com o intuito de se conhecer os principais concorrentes desse novo empreendimento, seus pontos fortes e fracos e suas ações na região. Por fim, também foram realizadas entrevistas com empreendedores de Belo Horizonte, que atuam no ramo de alimentação saudável, além de fornecedores hortifrutigranjeiros de Piumhi e região, para embasamento de decisões importantes sobre esse negócio. Todo esse processo de estudo e construção do plano de negócios permitiu determinar a viabilidade do empreendimento frente ao mercado consumidor, aos concorrentes, à análise financeira e às estratégias de posicionamento e expansão estimadas para se alcançar os propósitos e os objetivos determinados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Estratégicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectPlano de negóciospt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectSaladeriapt_BR
dc.subjectSaladapt_BR
dc.subjectAlimentação saudávelpt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.titleAnálise da viabilidade econômica e mercadológica para empreender uma saladeria em Piumhi/MGpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.description.embargo2021-12-21-
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.