Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36842
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Melissa Etelvina Oliveira Rochapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2254951295973568pt_BR
dc.contributor.referee1João Henrique Ribeiro Barbosapt_BR
dc.creatorMarta Ramos da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-21T22:57:31Z-
dc.date.available2021-07-21T22:57:31Z-
dc.date.issued2020-03-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36842-
dc.description.abstractThe present Work aims to report the experience of art teaching practice in the classroom witch the students of the 4 th year of elementary school, whose objectives is know the process with the use of images in art teaching, through visual languagephotographs and drawings. The activities were developed in stages in order that students could understand the artistic process. Thus, they developed skills and ability related to art, history, technological resources andreading. The methodology was linked to bibliographic research, when it was developed in the stages of observation, creation, reflection and appreciation, which allowed verifying the learning. The results showed that the students were involved in the proposed actives, worked cooperating with the group and managed to maintain focus throughout the process. Teachinglearning strategies have made it possible to maintain a dynamic during classes and knowledge about engraving in the school context.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa relatar a experiência da prática do ensino de Arte na sala de aula com os alunos do 4º ano do ensino fundamental, cujo objetivo é conhecer o processo com o recurso de imagens no ensino de Arte, por meio de linguagem visual - fotografias e desenhos. As atividades foram desenvolvidas por etapas no intuito que os alunos pudessem entender o processo artístico. Dessa forma, desenvolveram competências e habilidades relacionadas à Arte, à História, aos recursos tecnológicos e à leitura. A metodologia esteve atrelada à pesquisa bibliográfica, a ser desenvolvida nas etapas de observação, criação, reflexão e apreciação, o que permitiu verificar as aprendizagens. Os resultados evidenciaram que os alunos se envolveram nas atividades propostas, trabalharam cooperando com o grupo e conseguiram manter o foco em todo o processo. As estratégias de ensino-aprendizagens permitiram manter uma dinâmica durante as aulas e o conhecimento sobre gravura no contexto escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectGravurapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherGravurapt_BR
dc.subject.otherFotografiapt_BR
dc.subject.otherPercepção visualpt_BR
dc.titleArte em gravura: um tesouro a descobrir na sala de aulapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC final.pdf1.98 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons