Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/37189
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Subjetividades e construção de sentidos na experiência de uso educativo do Museu de Artes e Ofícios
Título(s) alternativo(s): Subjectivities and construction of meanings in the experience of educational use of the Museum of Arts and Crafts
Autor(es): Jezulino Lúcio Mendes Braga
Resumo: Nesse texto apresento as relações subjetivas de professores com a exposição do Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte. Essa análise se dá com dados coletados em entrevistas estruturadas, com a aplicação de questionários e entrevistas narrativas feitas em contato com a exposição do MAO. A entrevista narrativa caminhando pela exposição do MAO foi uma opção metodológica que permitiu ao docente uma situação de experiência formativa, em diálogo com o pesquisador. A entrevista em percurso foi realizada no Museu de Artes e Ofícios, era individual com os professores, em dia previamente agendado. Para este artigo, selecionei a experiência da professora Clarice. O museu é um processo, fenômeno em constante transformação nas relações que estabelece com a sociedade. Esse museu é formativo e os saberes adquiridos na relação com a exposição são mobilizados nas escolas, ampliando o currículo, gerando um conhecimento histórico original, que está longe de ser uma simplificação da história de corte acadêmico.
Abstract: In this text I discuss the subjective relations between teachers and the Arts and Crafts Museum’s exposition, in Belo Horizonte. This analysis is done with data collected in structured interviews with the application of questionnaires and narrative interviews made in contact with the MAO exhibition. The narrative interview walking through the MAO exhibition was a methodological option that allowed the teacher a situation of formative experience in dialogue with the researcher. The interview in progress was held in the Museum of Arts and Crafts, individually with each teacher, on a previously scheduled day. For this article, I selected Clarice’s experience. As opposed to a product, the museum is presented as a process, a phenomenon in constant transformation amongst the relations it establishes on society. This museum is formative and the knowledge acquired at the exposition is mobilized in schools broadening the curriculum, which creates an original historical knowledge that is far from being a simplification of the academy cut on history.
Assunto: Museus
Museus - Aspectos educacionais
Museus e escolas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.18226/22362762.v17.n.34.12
URI: http://hdl.handle.net/1843/37189
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6947/3558
metadata.dc.relation.ispartof: Métis: História & Cultura (online)
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Subjetividades e construção de sentidos na experiência de uso educativo do museu de Artes e Ofícios (1).pdf122.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.