Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/37363
Tipo: Dissertação
Título: O Teatro Entre Elas: uma partilha sensível de teatro em comunidade
Autor(es): Vânia Pereira Silvério
primer Tutor: Fernando Antonio Mencarelli
primer miembro del tribunal : Clarice de Assis Libanio
Segundo miembro del tribunal: Anamaria Fernandes Viana
Resumen: Essa dissertação busca refletir sobre o trabalho realizado no Grupo Teatro Entre Elas, residente na Associação Cultural Casa do Beco, no campo do Teatro em Comunidades, a partir dos apontamentos levantados por Nogueira (2008b), entrelaçados à noção de “partilha do sensível”, postulada por Rancière (2009). Pensar o Teatro Entre Elas no campo do Teatro em Comunidades e este como uma partilha do sensível é uma reflexão que abrange o fazer artístico, e a dimensão política que atravessa a existência desse grupo de mulheres. Para tanto, narro neste trabalho minha trajetória de vida e arte que me fizeram caminhar ao encontro deste fenômeno de estudo. Nesta pesquisa, evidencio as molduras históricas que abrangem a criação do Grupo do Beco, a conquista de um espaço sede e, assim, a fixação da Casa do Beco no Morro do Papagaio. Além disso, discuto como ocorre nesse emaranhado o desejo e o nascimento de um grupo de mulheres engajadas no fazer teatral. Evidencio o processo de imersão no campo de estudo, metodologicamente registrado em Diário de Bordo e teço reflexões, a partir da experiência vivida, das entrevistas realizadas com integrantes e professores/diretores do grupo e das lentes teóricas que sustentam essa pesquisa. Trata-se, portanto, de uma narrativa que buscou contribuir para a discussão de práticas que acontecem em contextos comunitários e que fazem emergir vozes e corpos antes silenciados e ignorados.
Abstract: This dissertation seeks for a reflection about the work presented at the group “Teatro Entre Elas¹”, supported by Associação Cultural Casa do Beco, (House of the Alley Cultural Association), in the field of Theaters in Communities, according of notes raised by Nogueira (2008b), intertwined by a notion of “sensitive sharing” postulated by Rancière (2009). To think about the group “Teatro Entre Elas” in the theater department in the communities such as a sensitive sharing is a reflection that comprises artistry and political dimensions, crossing this women’s group existence. Therefore, I state in this paper my life and art’s trajectory that has put me towards this phenomenal study. In this research, I evince the historical frames that comprehends the creation of the “Grupo do Beco²”, the conquest of a headquarters space and afterwards taking place permanently at the “Casa do Beco no Morro do Papagaio³”. Besides this, I debate, how come in this tangled scenery, emerges the desire and the birth of a women’s group, engaged on a theatrically perform. In the process of immersion in this study field, methodologically registered in the logbook, I evince and weave reflections from a lived experience, according to performed interviews with members and teachers/directors of the group and from the literature, as of a theoretical lens that sustains this research. It is however, from a narrative that sought to contribute for a discussion of practices that occur in communitarian contexts, and create an emersion of voices and bodies until then silenced and ignored.
Asunto: Teatro Entre Elas (Grupo teatral)
Representação teatral
Teatro feminista
Teatro e sociedade
Teatro - Aspectos políticos
Mulheres na arte
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37363
Fecha del documento: 23-abr-2020
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
O Teatro Entre Elas uma partilha sensivel de teatro em comunidade.pdf1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.