Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37395
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ulisses Pereira dos Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4948996070053567pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Glauciene Silva Martinspt_BR
dc.contributor.referee1Ana Valéria Carneiro Diaspt_BR
dc.contributor.referee2Silvana Alves da Silvapt_BR
dc.creatorJessica Rangel Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6695301748046935pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-10T19:38:05Z-
dc.date.available2021-08-10T19:38:05Z-
dc.date.issued2020-06-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37395-
dc.description.abstractDespite highly discussed in Brazil, the entrepreneurship is still incipient in our basic and higher education sectors. Also, the development of entrepreneurial education programs is observed by different theoretical approach and governmental actions. Because of this, the goal with this study is to identify the impact of entrepreneurial education related to former students and use the analysis for possible public policy support. This study has used bibliography, documentary research and data analysis obtained through a questionnaire applied to former students who have joined the “Programa Miniempresa” from 2012 to 2016. From that, it was possible to ensure a theoretical basis to the study, conceptualize and problematize the theme, and map entrepreneurial education programs and methodologies to complement and strengthen the project. The results indicate that entrepreneurial education is based on the development of personal and professional skills, such as taking calculated risks, leadership, commitment, initiative, autonomy, and planning. On the other hand, employability and increased incomes are observed in a lesser extent, refuting the belief in an entrepreneurial education as an employability guarantee. Regarding the public policies, there is constant attempt to implement programs that, however, tend to be interrupted in governmental transitions. That said, the importance of an aligned discourse of entrepreneurial education is emphasized, considering that it is normally accompanied by an illusional view, which only blames the individual for his/her success or failure. Therefore, for the creation of public policies, we highlight the importance of theoretical and methodological validation, management of the knowledge from one government to another and the focus on a formation of humans that respect social, economic, culture and political factors.pt_BR
dc.description.resumoA temática empreendedorismo, apesar de bastante discutida no Brasil, ainda se apresenta incipiente no ensino básico e superior. Além disso, o desenvolvimento de programas de educação empreendedora é observado por diferentes abordagens teórico metodológicas e ações governamentais. Desse modo, o objetivo deste trabalho é analisar a percepção de impacto da educação empreendedora de egressos do ensino médio e utilizar as análises como subsídio para políticas públicas. Esse trabalho, de caráter descritivo e exploratório, utilizou estudo bibliográfico, pesquisa documental e análise de dados obtidos através de um questionário aplicado aos egressos do ensino médio, que participaram do Programa Miniempresa no período de 2012 a 2016. Dessa forma, foi possível construir uma base teórica para o estudo, conceituar e problematizar a temática, bem como mapear programas e metodologias de educação empreendedora para complemento e robustez do projeto. Os resultados indicam que a formação empreendedora compreende o desenvolvimento de habilidades e competências pessoais e profissionais, como assumir riscos calculados, liderança, comprometimento, iniciativa, autonomia e planejamento. Já os fatores como empregabilidade e aumento de rendas são observados em uma menor proporção, refutando a crença da educação empreendedora enquanto garantia de empregabilidade. Com relação às políticas públicas, percebe-se uma constante tentativa de implementação de programas que tendem a ser interrompidos com as transições de governo. Dito isso, ressalta-se a importância de um discurso alinhado de educação empreendedora que, em alguns casos, vem acompanhado de uma visão romantizada, que responsabiliza unicamente o indivíduo pelo seu sucesso ou fracasso. Portanto, como implicações para a criação de políticas públicas, destacam-se a importância da validação teórico metodológica, da gestão do conhecimento entre transições de governos e do foco na formação humana, que considere fatores sociais, econômicos, culturais e políticos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFÍSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectualpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectFormação empreendedorapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.otherInovaçãopt_BR
dc.subject.otherEmpreendedorismo/educaçãopt_BR
dc.subject.otherPolíticas Públicaspt_BR
dc.titlePercepções de impacto da educação empreendedora: implicações para políticas públicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons