Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38049
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJairo Venício Carvalhais de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-16T18:40:08Z-
dc.date.available2021-09-16T18:40:08Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage83pt_BR
dc.citation.epage94pt_BR
dc.identifier.issn1984-767Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38049-
dc.description.abstractThe present work sought to investigate whether there are differences in comprehension for texts that were presented in two ways: print/continuous and hypertextual/digital. In order to approach the issue, texts on a same given theme were selected, though they consisted of diverse textual genres. We assumed that every text is, per excellence, a hypertext, and that all reading is carried out hypertextually.Based on these precepts, the hypothesis was that the form for text presentation does not constitute a factor capable of interfering substantially in the act of reading, since the process of comprehension does not take place linearly. The experiment was done with students from the Letras course of a federal public university, which were divided into two groups. A group “A”, composed of four students, read the texts digitally. A second group, “B”, read the texts in print. The results evidenced slight differences, though of small significance, in the reading skills for hypertexts/digital texts versus print/continuum. However, a qualitative analysis of the answers provided during the experiment showed that these differences do not imply,necessarily, lack of comprehension of the texts read.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho procurou investigar se há diferenças na compreensão da leitura de textos apresentados em dois formatos: impresso/contínuo e hipertextual/digital. Para cumprir essa empreitada, foram selecionados textos que tratavam de um mesmo tema, mas pertencentes a diferentes gêneros textuais. Partiu-se do pressuposto de que todo texto é, por excelência, um hipertexto, e de que toda leitura é realizada de modo hipertextual. Com base nesses preceitos, a hipótese levantada foi a de que o formato de apresentação dos textos não constituiria um fator capaz de interferir substancialmente na leitura, uma vez que o processamento da compreensão não ocorre de maneira linear. O experimento foi realizado com alunos do curso de Letras de uma universidade pública federal, os quais foram divididos em dois grupos. Um grupo “A”, composto por quatro estudantes, realizou a leitura dos textos em formato digital. Um segundo grupo, intitulado “B”, realizou a leitura dos textos em formato impresso. Os resultados obtidos evidenciaram que há leves diferenças, ainda que pouco significativas, nas habilidades de leitura de textos em formato hipertextual/digital versus formato impresso/contínuo. No entanto, uma análise qualitativa das respostas obtidas no experimento mostrou que essas diferenças não implicam, necessariamente, incompreensão dos textos lidos.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofE-Hum : Revista científica das áreas de humanidades do Centro Universitário de Belo Horizontept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura hipertextualpt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectCompreensão leitorapt_BR
dc.subject.otherCompreensão na leiturapt_BR
dc.subject.otherLeitura (Ensino superior) - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO processamento da leitura de textos impressos e digitais: uma experiência com alunos do ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeThe processing of the reading of printed texts and digital: an experience with students of higher educationpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2438pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3511-9293pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.