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http://hdl.handle.net/1843/38104
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Caderno de imagens |
Autor(es): | Luiz Roberto Pinto Nazario |
Resumo: | Os treze filmes de longa-metragem coloridos produzidos no ‘Terceiro Reich’, assim como seus principais curtas-metragens de animação, foram liberados pela Censura Aliada, que não percebeu neles traços de propaganda nazista. Alguns foram finalizados pela DEFA e lançados nos cinemas sem a menção de sua origem. Mais recentemente, os “filmes de entretenimento” do período nazista foram reclassificados pelos críticos como “clássicos do cinema alemão”, assim exibidos na TV, restaurados e comercializados no mercado mundial de vídeo, reverenciados pela historiografia revisionista como exemplares da “cultura popular alemã”. Já para o historiador atento ao discurso ideológico das imagens, estes filmes continuam a integrar a perigosa herança que Joseph Goebbels legou ao mundo, propagando os sonhos mórbidos do ‘Terceiro Reich’ e suas sádicas fantasias de destruição. |
Assunto: | Nazismo e cinema Filme cinematográfico Nazismo Cinema |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38104 |
Data do documento: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15754/12670 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
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