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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Educação em saúde para os usuários com asma e seus cuidadores
Título(s) alternativo(s): Health education for users with asthma and their caregivers
Autor(es): Edison Camilo Rodrigues Júnior
primer Tutor: Daniela Coelho Zazá
primer miembro del tribunal : Daniela Coelho Zazá
Segundo miembro del tribunal: Helisamara Mota Guedes
Resumen: Após a realização do diagnóstico situacional na área de abrangência da Equipe 1 da Unidade Básica de Saúde Olavo Albino Correia identificou-se elevado número de casos de asma. Sendo assim, este estudo teve como objetivo elaborar um projeto de intervenção para melhoria da saúde dos usuários asmáticos e seus cuidadores, através da educação em saúde. A metodologia foi executada em três etapas: diagnóstico situacional, revisão de literatura e plano de ação. Neste estudo foram selecionados os seguintes nós críticos: a não utilização dos medicamentos e a falta de controle da doença, pois os usuários só buscam apoio na Unidade de Saúde quando estão com a doença agudizada. Baseado nesses nós críticos foram propostas as seguintes ações de enfrentamento: criação dos projetos “Cuide-se” com objetivo de criar grupos operativos para promover discussões entre os usuários e profissionais de saúde sobre como utilizar os medicamentos e a importância da administração correta, buscando mudanças de hábitos dos usuários com Asma. Um segundo projeto denominado “Asma, eu me cuido!” tem como meta a realização de visitas domiciliares com as equipes de saúde visando orientar os usuários quanto aos cuidados gerais associados à asma, assim como, procurar a Unidade de Saúde ou a Unidade de Pronto Atendimento quando necessário. Acredita-se que a proposta aqui apresentada seja eficiente enquanto intervenção preventiva, pois poderá auxiliar na melhoria da condição de saúde dos asmáticos possibilitando assim uma melhor qualidade de vida dos mesmos.
Abstract: After carrying out the situational diagnosis in the area covered by Team 1 of the Olavo Albino Correia Basic Health Unit, a high number of asthma cases was identified. Therefore, this study aimed to develop an intervention project to improve the health of asthmatic users and their caregivers, through health education. The methodology was carried out in three stages: situational diagnosis, literature review and action plan. In this study, the following critical nodes were selected: non-use of medications and lack of disease control, once users only seek support at the Health Unit when they have an acute illness. Based on these critical nodes the following coping actions were proposed: creation of the projects "Take care" with the objective of creating operative groups to promote discussions between users and health professionals about how to use medications and the importance of correct administration, seeking changes in the habits of users with Asthma. The second project was called “Asthma, I take care of myself!” had as its target to carry out home visits with health teams in order to guide users about general care associated with asthma and as well as to look for the Health Unit or the Emergency Care Unit when necessary. It is believed that the proposal presented here is efficient as a preventive intervention, as it can help to improve the health condition of asthmatics, thus enabling a better quality of life for them.
Asunto: Asma
Educação em Saúde
Atenção Primária à Saúde
Cuidadores
Qualidade de Vida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Curso: Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/38202
Fecha del documento: 2-ago-2021
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família

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