Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38295
Type: Dissertação
Title: De tutor a professor mediador a distância: as implicações na atuação dos profissionais da EaD
Authors: Érika Abreu Pereira
First Advisor: Durcelina Ereni Pimenta Arruda
First Referee: Fernando Selmar Rocha Fidalgo
Second Referee: Gláucia Maria dos Santos Jorge
Third Referee: Wagner José Corradi Barbosa
Abstract: No presente estudo propõe-se uma reflexão sobre as transformações na configuração do trabalho docente, através da expansão da Educação a Distância, em particular, sobre a atuação do tutor e do professor mediador a distância nos cursos técnicos do Pronatec. Discutimos a iniciativa do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) que, por meio da adesão à iniciativa Bolsa-Formação do Pronatec, incluiu o professor mediador a distância em uma função semelhante àquela ocupada pelo tutor a distância. Nesse contexto, buscamos descrever o perfil dos professores mediadores, sua atuação e percepção acerca do trabalho e docência na EaD. Buscamos, ainda, identificar as mudanças ocorridas no trabalho dos profissionais que eram tutores a distância e passaram a exercer o cargo de professores mediadores a distância. Como parte integrante do Recurso Educacional desta investigação, construímos um site na internet com informações acerca da docência exercida pelo tutor na rede pública brasileira. O site foi organizado com base na entrevista semiestruturada que envolveu cinco professores mediadores e dois gestores. A investigação realizada fundamenta-se na pesquisa qualitativa de caráter exploratório que envolve a análise dos dados por triangulação. Essa análise envolveu um questionário on-line, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos institucionais e da legislação que integra os programas de EaD no Brasil. Constatamos que a maioria dos professores mediadores a distância são bacharéis e pós-graduados que conciliam a docência a distância com outra atividade remunerada. Esses profissionais se percebem docentes na EaD, assim como percebem o tutor também como docente. Verificamos que mudou a nomenclatura, mas as atividades desempenhadas são as mesmas da tutoria, trata-se de atividades docentes que estão no âmbito do acompanhamento do aluno nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Os dados revelam que os profissionais sentiram-se valorizados após a mudança da nomenclatura de tutor para professor mediador a distância, entretanto, a nova denominação pouco contribuiu para o exercício pleno da docência. Embora a instituição ofereça boas condições de trabalho, existem lacunas típicas da Educação a Distância na rede pública brasileira que ainda não foram superadas, tais como o não cumprimento dos direitos trabalhistas, que se concretizam na docência exercida mediante bolsa. Trata-se da fragilização da docência em consequência da própria fragilização da EaD, devido à falta de respaldo trabalhista que se instaura através de programas na rede pública brasileira. Visando contribuir para essa discussão, disponibilizamos, no referido site, material para leitura e aperfeiçoamento profissional, links institucionais e de formação continuada, bem como proposta de interação e troca de experiências, conforme os dados obtidos na investigação.
Abstract: In this study proposed to think on the transformations in the configuration of the teaching practice due to the expansion of Distance Education, particularly the performance of the tutor and the distance mediator teacher in technical courses of the Pronatec Brazil network. We discussed the initiative of the Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), which, by joining the Pronatec Scholarship Program, included the distance mediator teacher in a function similar to that previously occupied by the distance tutor. In this context, we seek to describe the profile of distance mediator teachers, their performance and perception about working and teaching in the e-learning. We also intend to identify the changes occurred in the work of those professionals who were formerly considered distance tutors and later became distance mediator teachers. As part of the Educational Resource of this investigation, we have a website about the teaching performed by the tutor in the Brazilian public network. The website was organized based on the semi-structure interviews involving five mediating teachers and two managers. This investigation is based on the analysis proposed by the qualitative exploratory research, which involves a triangulation for data analysis. This analysis involved an online questionnaire, semi-structured interviews and analysis of institutional documents and legislation that integrate the Distance Education programs in Brazil. We have found that distance mediators are mostly bachelors’ degreeand post graduates, who reconcile distance teaching work with other paid activities. These professionals perceive themselves as teachers in Distance Education as well as the tutors. We have verified that the nomenclature has changed, but the activities performed are the same as those for tutoring, which are teaching activities performed within the scope of the student's monitoring in virtual learning environments. The data have revealed that the professionals felt recognized after adaption of the nomenclature of distance mediator. However, the new denomination has given little contribution to the full practice of teaching. Although the institution offers good working conditions, there are still typical gaps in Brazilian public network e-learning system that have not been overcome yet, for instance, the lack of labor rights, once the payment is made through scholarships. Thus, the analysis shows the devaluation of teaching as a consequence of the weakening of distance education, due to the lack of labor support that is established through programs in the Brazilian public network. Intending to contribute to this discussion, over the website, it is provided material for reading and professional development, institutional links and continuous training, as well as a proposal for interaction and exchange of experiences, according to the data obtained in this investigation.
Subject: Instituto Federal do Norte de Minas - Professores
Educação
Ensino à distância - Formação de professores
Ensino à distância - Ensino técnico
Professores - Condições de trabalho
Professores de ensino técnico ´- Formação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38295
Issue Date: 12-Feb-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação- Erika Abreu Pereira -Promestre-Final.pdf5.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.